APRESENTAÇÃO
SAIBA MAIS SOBRE A FAAG











Criada em 2002 a Faculdade de Agudos √© um projeto da atual mantenedora Marcia Regina Vazzoler, formada em Ci√™ncias Sociais, com mestrado em Sociologia Pol√≠tica e Doutorado em Engenharia de Produ√ß√£o. 

Marcia Vazzoler passou toda sua carreira universit√°ria na Universidade Federal de S√£o Carlos. Durante anos atuou como professora universit√°ria e por vivenciar de perto a realidade tanto do ensino superior p√ļblico quanto do ensino superior particular, acreditou ser poss√≠vel desenvolver um projeto de ensino superior particular com as caracter√≠sticas do ensino superior p√ļblico.

Agudos foi escolhida como sede de seu projeto por estar localizada em uma regi√£o com demanda universit√°ria promissora. Inicialmente a FAAG foi instalada em um pr√©dio cedido pela Prefeitura Municipal de Agudos, mas com o passar dos anos esse pr√©dio acabou se tornando pequeno para tantos alunos que juntamente com esta ‚Äúestrangeira‚ÄĚ apostaram na FAAG, surgindo ent√£o a necessidade de amplia√ß√Ķes f√≠sicas e, em 2004, iniciaram-se as obras do novo campus da FAAG. A faculdade ficou em funcionamento no antigo campus por 4 anos e no final de 2005 mudou-se para o novo campus localizado √†s margens da rodovia Marechal Rondon, um passo importante para a realiza√ß√£o de um antigo sonho da mantenedora, fazer com a FAAG o mesmo que tinha vivenciado em sua vida universit√°ria na UFSCar. Muitos projetos sociais, que j√° existiam, por√©m de forma t√≠mida, passaram a ganhar for√ßa ao mesmo tempo em que novos projetos foram surgindo. A FAAG, que j√° oferecia bolsa de estudo aos seus alunos, levando em considera√ß√£o o desempenho acad√™mico e o n√≠vel s√≥cio-econ√īmico, criou tamb√©m uma nova modalidade de bolsa: a bolsa pesquisa. Os alunos com bolsa pesquisa, al√©m das atividades correntes dos cursos de gradua√ß√£o, desenvolvem projetos sociais e pesquisa na FAAG.  Aprendem, desta maneira a trabalhar com dados e projetos sociais ao mesmo tempo que adquirem responsabilidade social.

A FAAG une educa√ß√£o e trabalho como base de uma a√ß√£o social sem distin√ß√£o de ra√ßa, credo ou segmento pol√≠tico no atendimento √†s fam√≠lias, crian√ßas, adolescentes e popula√ß√£o em geral que possam estar em situa√ß√£o de risco social e pessoal ou n√£o. De forma global, a miss√£o da FAAG √© contribuir para o desenvolvimento sustentado de Agudos e regi√£o e para o bem estar e a qualidade de vida da popula√ß√£o de seu entorno, atrav√©s da forma√ß√£o de recursos humanos de alta compet√™ncia, empreendedores, promotores de mudan√ßa e socialmente respons√°veis; e do desenvolvimento e da dissemina√ß√£o da cultura e do conhecimento em um ambiente din√Ęmico de pesquisa e de cria√ß√£o.

Para realizar sua miss√£o e cumprir suas finalidades, a Faculdade de Agudos, de acordo com o que disp√Ķe o seu Regimento e com as a√ß√Ķes desenvolvidas desde a sua cria√ß√£o, tem como objetivos:
I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;
II - formar recursos humanos nas √°reas de conhecimento que atuar, aptos para a inser√ß√£o em setores profissionais e para a participa√ß√£o no desenvolvimento da sociedade brasileira, promovendo a√ß√Ķes para forma√ß√£o continuada;
III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura e o entendimento do homem e do meio em que vive;
IV - promover a divulga√ß√£o de conhecimentos culturais, cient√≠ficos e t√©cnicos que constituem patrim√īnio da humanidade e comunicar o saber atrav√©s do ensino, de publica√ß√Ķes ou de outras formas de comunica√ß√£o;
V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;
VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade; e
VII - promover a extens√£o, aberta √† participa√ß√£o da popula√ß√£o, visando √† difus√£o das conquistas e benef√≠cios da cria√ß√£o cultural e da pesquisa cient√≠fica e tecnol√≥gica geradas na institui√ß√£o. 
Com relação à comunidade os objetivos são:
I - dar apoio às iniciativas culturais e científicas da comunidade;
II - manter um processo contínuo de integração entre a FAAG e a comunidade;
III - produzir tecnologias e desenvolver projetos que objetivem uma melhoria da qualidade de vida e que promovam o crescimento s√≥cio-econ√īmico e cultural; e
IV - auxiliar e contribuir nos programas de desenvolvimento da regi√£o.

A FAAG est√° credenciada junto ao Minist√©rio da Educa√ß√£o e Cultura (MEC) atrav√©s da Portaria Ministerial n¬ļ 1.970, de 30 de Agosto de 2001, publicada no Di√°rio Oficial da Uni√£o (DOU) em 31/08/2001 e possui seu recredenciamento atrav√©s da Portaria Ministerial n¬ļ 63 de 30 de Janeiro de 2014, publicada no DOU em 31/01/2014.

Alguns dos Projetos Sociais desenvolvidos pela FAAG podem ser conhecidos através do link Projetos Sociais.

A FAAG tem sua Miss√£o, Vis√£o e Valores definidos a seguir:
Miss√£o:
Criado em fevereiro de 1998 por um grupo de professores, o Centro de Ensino Superior de Agudos tem como miss√£o desenvolver e disseminar conhecimento formando profissionais com uma vis√£o abrangente da sociedade e do mundo, para o competente exerc√≠cio da cidadania, das habilita√ß√Ķes e compet√™ncias proporcionadas pela Institui√ß√£o.

Vis√£o:
Contribuir para o desenvolvimento sustentável de Agudos e região e para o bem estar e a qualidade de vida da população de seu entorno, através da formação de Recursos Humanos de alta competência, empreendedores e promotores de mudanças.

Valores:
A FAAG tem como base de valores a Transpar√™ncia, a √Čtica, o Comprometimento e a Qualidade, voltados para os Alunos, Professores, Colaboradores e Parceiros, buscando sempre obter bons resultados com preocupa√ß√£o legal e vis√£o empreendedora.

Organização:
O Centro de Ensino Superior de Agudos, mantenedor da FAAG ‚Äď Faculdade de Agudos, √© composto pelo seguinte quadro executivo:
‚ÄĘ Presidente: Prof¬™ Dr¬™. M√°rcia Regina Vazzoler
‚ÄĘ Vice-Presidente: Elvino Pimentel de Almeida Gouveia
‚ÄĘ Secret√°ria: Cacilda Corr√™a da Silva Bragiato
‚ÄĘ Tesoureiro: Andr√© Cortucci

Administração:
A Faculdade de Agudos, é administrada academicamente pelo seguinte quadro:
‚ÄĘ Diretora: Prof¬™. Esp. L√ļcia Helena Aravechia de Oliveira
‚ÄĘ Vice-Diretora: Prof¬™. Dr¬™. Mariana Falc√£o Bormio