// GOOGLE ANALYTICS
NOTÍCIA
ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


Inscrições abertas para pós em Tradutor Intérprete em Libras
Curso é inédito na região e destinado a professores e profissionais de áreas correlatas
12/08/2018

A falta de um dos sentidos faz muita diferença na vida de qualquer pessoa que convive com algum tipo de deficiência. No Brasil, já é obrigatória nas escolas de ensino básico, fundamental e médio a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para garantir o aprendizado de crianças com deficiência auditiva ou surdez profunda. Desde 2015, quando a lei entrou em vigor, as oportunidades para profissionais da educação especializados nesta área só crescem. A FAAG (Faculdade de Agudos), entre os anos de 2009 e 2012, abriu três turmas de pós-graduação em Tradutor Intérprete e Docência em Libras na cidade de São Paulo e agora acaba de lançar em sua sede, em Agudos, a mesma pós, cujas aulas começam em outubro. O público-alvo são professores e profissionais de áreas correlatas, como psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos.
 
A duração é de aproximadamente 18 meses com encontros semanais  aos sábados, das 8h às 13h. Um dos diferenciais é o corpo docente. O curso contará com aulas práticas em Libras, ministradas com apoio de uma professora surda em níveis básico, intermediário e avançado, além de professores especialistas em tradução e interpretação nas disciplinas de matemática, língua portuguesa, geografia, história, literatura de clássicos infantis, textos informativos etc.
 
“A grade foi organizada para formar o futuro profissional em diversas áreas e em diferentes contextos, ampliando as oportunidades de atuação no mercado. Na nossa região não há educadores especializados para atender a demanda”, ressalta Tânia Garrido, coordenadora da pós-graduação.
 
Ao término do curso, os profissionais poderão atuar em instituições de educação básica, ensino infantil, fundamental, médio e superior, além de ministrar aulas de Libras, atuar em equipes técnicas de secretarias de educação para a implantação de políticas educacionais públicas voltadas para a inclusão de surdos.
 
“Acreditamos que o novo perfil do futuro docente frente à inclusão de surdos não deverá atender apenas a comunicação da língua de sinais, mas compreender como acontece o processo de alfabetização dos alunos com deficiência auditiva, assegurando a prática no processo de ensino-aprendizagem”, acrescenta Garrido.
 
Informações sobre a pós-graduação em Libras devem ser obtidas pelo telefone (14) 3262-9400 ou no site www.faag.com.br. A Faculdade de Agudos fica na avenida marginal Vereador Delfino Têndolo, 1.200, em Agudos. 

Assessoria de imprensa