// GOOGLE ANALYTICS
NOTÍCIA
FIQUE POR DENTRO DA FAAG


Arquitetura oferece diversas opções de carreira
Para quem investe nos estudos, retorno financeiro também é bastante atrativo
14/12/2018

As possibilidades que a profissão de arquiteto oferece são muitas. Desde a atuação com projetos arquitetônicos até como professor de ensino superior. E, para quem investe na carreira e está em constante aprimoramento e inovação, o retorno financeiro também é bastante atrativo. O salário inicial do profissional é de R$ 5.200,00, segundo o Sindicato dos Arquitetos do Estado de São Paulo (Sasp).
 
Veja algumas das ocupações que podem ser seguidas com o diploma na mão e a descoberta da vocação.
 
1. Paisagismo
Projetar paisagens, incluindo infraestrutura e áreas públicas, é vital para construir as redes que ligam os espaços urbanos e rurais. Arquitetos paisagistas estão envolvidos na gestão de águas pluviais, restauração ambiental e áreas de lazer. Se você gosta de trabalhar com e no ambiente natural, este pode ser o caminho para você.

2. Planejamento urbano
É uma responsabilidade essencial dentro da profissão e também muito desafiadora; requer adaptabilidade e resolução de problemas em larga escala.

3. Restauração
A conservação e restauração de edifícios é, inegavelmente, um desafio; é impossível agradar a todos. Mesmo assim, é uma área dentro da arquitetura muito gratificante e recompensadora.

4. Pesquisa
Com a atual onda de design digital e constante avanço das ferramentas digitais, os métodos de representação e expressão estão mudando drasticamente. A tecnologia da informação teve um profundo impacto na arquitetura que está longe de se esgotar. Estas melhorias constantes são, em parte, possibilitadas pela pesquisa de arquitetos, não necessariamente voltadas ao projeto de edifícios, mas focalizando mais em como estas novas ferramentas podem melhorar o trabalho.

5. Projeto de iluminação
A luz tem um impacto profundo em nossa saúde mental e física. Aprofundar-se na iluminação da arquitetura implica melhorar a qualidade das experiências, saúde e bem-estar e a sustentabilidade não só do ambiente natural, mas também espaços menores, como os os ambientes de trabalho.

6. Design de mobiliário
Ainda mais do que o design industrial, o design de mobiliário pode ser visto como o irmão mais novo da arquitetura. Vários arquitetos famosos fizeram contribuições significativas para o design de móveis: Charles e Ray Eames, Alvar Aalto e Arne Jacobsen, entre outros. Arquitetos contemporâneos como Zaha Hadid estão seguindo o exemplo, provando que ambas as práticas podem ser realizadas simultaneamente.

7. Design têxtil
O design têxtil requer sensibilidade para cor, construção, padrões e formas, todos estes desenvolvidos durante os anos de qualquer aluno na escola de arquitetura. A relação entre "pele" e estrutura é, em alguns aspectos, ainda mais literal do que em um edifício. A alta costura também se aproxima da arquitetura em muitos aspectos, adotando algumas composições geométricas e escultóricas de edifícios contemporâneos.

Arquitetura e Urbanismo na FAAG
A Faculdade de Agudos oferece o curso superior de Arquitetura e Urbanismo. O conteúdo é baseado nas mais atuais teorias da área e práticas de mercado. O corpo docente é formado por profissionais titulados e com atuação reconhecida. Inscrições para o Vestibular 2019 estão abertas. Mais informações pelo telefone (14) 3262-9400. 

Assessoria de imprensa