// GOOGLE ANALYTICS
NOTÍCIA
ACESSE TODAS AS NOTÍCIAS


Novembro Azul:homens jovens não devem descuidar da prevenção
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, tumor na próstata é o 2º mais comum entre os homens
19/11/2018

Apesar de ser uma doença que geralmente atinge o público masculino acima de 65 anos, em pacientes mais jovens, o câncer de próstata tem uma característica mais agressiva. Por isso, é importante não se descuidar.
 
O câncer de próstata em estágio inicial geralmente não provoca sintomas, daí a necessidade de, a partir dos 45 anos, o homem procurar fazer os exames de prevenção, principalmente se em sua família existem casos da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o tumor na próstata é o segundo mais comum nos homens. 
 
O câncer de próstata é hereditário ou se assemelha ao câncer de mama, em que 5% dos casos ocorrem por fator hereditário e 95% vem do estilo de vida?
Existem três fatores de risco relacionados com o surgimento do câncer de próstata: o primeiro deles é a idade avançada, o segundo é fator hereditário e o terceiro é o fator étnico (pessoas de pele negra têm maior propensão ao câncer de próstata). Não foi comprovado, em estudos científicos, que hábitos de vida estão diretamente ligados ao surgimento da doença. Mas nós sabemos que, indiretamente, o consumo exagerado de carne vermelha, o tabagismo e outros hábitos de vida que não são saudáveis podem contribuir para o surgimento de qualquer câncer.
 
Quais são as melhores formas de prevenção desse tipo de câncer?
Para a nossa sorte, essa enfermidade tem crescimento lento e a melhor maneira de prevenir é realizando os exames anualmente pelo urologista. Os principais exames para a detecção são: Antígeno Prostático Específico (PSA) realizado por meio da colheita do sangue, exame digital retal e, se for necessário, a ressonância magnética multiparamétrica da próstata.
 
O índice de mortalidade desse câncer é muito alto?
O câncer de próstata é a segunda causa de óbito por neoplasia no Brasil, perdendo apenas para o melanoma maligno. Somente em 2016, foram diagnosticados mais de 63 mil homens com câncer de próstata e 13 mil morreram por causa da doença. No entanto, quando identificado em fase inicial, a cura aproxima-se de 95%. Geralmente, em pacientes mais jovens, o câncer de próstata tem uma característica um pouco mais agressiva do que em pacientes com idade mais elevada.