// GOOGLE ANALYTICS
NOTÍCIA
FIQUE POR DENTRO DA FAAG


Pedagogia: carreira vai além da sala de aula
Veja cinco áreas de atuação para quem investe nesta graduação
17/01/2019

Engana-se quem pensa que o curso de Pedagogia leva apenas ao ofício de professor. Apesar de tradicional, exercer a profissão em sala de aula nem sempre é o sonho de quem investe nesta graduação. 


O pedagogo é um profissional multidisciplinar e tem a possibilidade de atuar em diversos segmentos. A seguir, veja cinco áreas de atuação possíveis para quem pretende seguir carreira nesta área.


Administração Escolar
Com a missão de fazer a gestão acadêmica, o administrador escolar desempenha suas atividades em parceria com os docentes, acompanhando a rotina escolar e o desenvolvimento do currículo pedagógico. No ambiente educacional essa carreira é uma das mais visadas entre os profissionais, por oferecer um “cargo de confiança” e uma remuneração maior do que a de um professor. Os cargos mais comuns neste campo de atuação são o de supervisor, coordenador ou diretor escolar.


Educação Especial
Hoje me dia muito se fala em educação inclusiva. Este é um dos campos de atuação que exige do pedagogo uma especialização em educação especial para atender as demandas do mercado. Quem opta por trilhar carreira nesta área deve ter qualificação necessária para identificar as necessidades especiais dos estudantes e desenvolver ações pedagógicas que colaborem com a formação do conhecimento e aprendizagem. Os campos de trabalho não se restringem às instituições de ensino. É possível atender aos alunos em ONGs, centros de pesquisa, hospitais, clínicas de reabilitação e centros comunitários, por exemplo.


Psicopedagogia
Esta é uma outra área em ascensão no cenário educacional. O psicopedagogo é responsável por avaliar e diagnosticar as razões pelos quais o educando tem dificuldade em assimilar o conteúdo escolar ou desenvolver as atividades acadêmicas. Cabe a ele intervir de maneira preventiva, com ajuda da psicologia, no processo de ensino-aprendizagem das crianças, adolescentes e adultos, acompanhando sempre seus comportamentos e propondo tarefas que estimulem o aprendizado e a construção do conhecimento. É possível encontrar oportunidades de trabalho em hospitais, ONGs ou centros comunitários. Além da possibilidade de prestar serviços de orientação aos estudantes e seus familiares em consultório.


Instituições hospitalares
A Pedagogia Hospitalar é um dos ramos da Pedagogia em que os profissionais realizam as atividades fora do âmbito educacional. O papel do pedagogo especialista neste segmento é oferecer uma educação especial aos estudantes hospitalizadas e/ou em tratamentos médicos. 


Editoras

O pedagogo também pode exercer sua profissão elaborando materiais didáticos como livros, módulos, encartes e demais publicações em editoras e empresas de conteúdo. Além de colaborar com a produção de materiais acadêmicos, o profissional habilitado no curso de Pedagogia também pode prestar assessoria pedagógica às instituições de ensino que adquirem o material produzido pela editora ou ainda realizar serviços de revisão dos textos publicados.


Bolsas de estudo para Pedagogia
Tem interesse em começar a estudar Pedagogia com bolsa de estudo? Aproveite as vagas disponíveis na FAAG (Faculdade de Agudos). As inscrições para o vestibular por agendamento ainda estão abertas. Acesse www.faag.com.br ou ligue: (14) 3262 9400. A graduação tem reconhecimento do MEC e acaba de ser estrelada no Guia do Estudante 2019.