// GOOGLE ANALYTICS
NOTÍCIA
FIQUE POR DENTRO DA FAAG


Profissional de logística: o que o mercado espera de você
Capacidade de liderança é um pré-requisito aos que almejam ascensão na carreira
01/04/2019

Muito se ouve, muito se lê sobre a valorização do profissional de logística no mercado e sobre salários atrativos e oportunidades de crescimento dentro da área, o que acaba atraindo um número cada vez maior de pessoas interessadas em fazer carreira nesse universo. Contudo, para que essa expectativa se confirme é preciso saber e atender àquilo que o mercado espera.

O trabalho
Difícil, complexo, desafiador. Lidar com a logística é algo que requer uma dose de ousadia e muita atenção, especialmente aos detalhes, pois eles podem fazer a diferença. O profissional de logística deve fazer a diferença ao lidar com prazos, metas, resoluções de conflito e imprevistos que possam surgir.

Capacidade cognitiva
Aprender constantemente é fundamental. Adquirir ou impulsionar conhecimentos técnicos, modelagem matemática e assuntos específicos da área é fundamental. Cursos e palestras deve fazer parte da agenda desse profissional de tempos em tempos.

Habilidade de liderança e organização de equipes
Lidar com resolução de conflitos, intermediar as relações de trabalho, apontar novos líderes etc. A capacidade de liderança é um pré-requisito para os profissionais de logística, especialmente aos que almejam ascensão na carreira.

Aperfeiçoamento constante
Novas técnicas, novas metodologias e novas tecnologias surgem constantemente para ajudar os profissionais de logística a fazerem a diferença em suas atividades. Cursos, palestras, workshops devem fazer parte da agenda do profissional de logística de tempos em tempos. Muitas empresas investem em treinamentos periódicos para que os trabalhadores estejam sempre prontos para lidar com situações emergenciais, minimizando erros possíveis e superando novos desafios.

Criatividade e estratégia
Sim, o profissional dessa área precisa buscar desenvolver sua criatividade para lidar com situações inesperadas. É preciso ter criatividade e também aprender a traçar estratégias vencedoras para diversas situações.

Habilidade de negociação
O profissional de logística terá que ter recursos para negociar com os demais setores da empresa. É preciso manter a diplomacia para evitar conflitos, mas ao mesmo tempo a firmeza para assegurar o equilíbrio necessário para que seu setor desempenhe suas funções.

Atualizar-se, conhecer as tecnologias
Muitas empresas utilizam softwares modernos, caminhões com geo localização e uma série de recursos tecnológicos para facilitar sua rotina. Procurar conhecê-los e assimilá-los é fundamental.

Noções de sustentabilidade
Com a globalização e a acirrada competição entre as empresas, conhecer alternativas  que assegurem a sustentabilidade nas suas atividades é fundamental. É preciso atentar para as leis vigentes e garantir que seu produto seja bem visto e aceito no mercado. Naturalmente, as empresas não esperam tudo isso em um único profissional, mas aquele que mais conhecimentos diversos conseguir reunir irá se destacar e poderá almejar cargos maiores com salário cada vez mais elevados. 

Fonte: Blog Logística