PROUNI
PROGRAMA UNIVERSIDADE PARA TODOS (GOVERNO FEDERAL)







O Programa Universidade para Todos - Prouni tem como finalidade a concess√£o de bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de gradua√ß√£o e sequenciais de forma√ß√£o espec√≠fica, em institui√ß√Ķes de ensino superior privadas. Criado pelo Governo Federal em 2004 e institucionalizado pela Lei n¬ļ 11.096, em 13 de janeiro de 2005.

Dirigido aos estudantes egressos do ensino m√©dio da rede p√ļblica ou da rede particular na condi√ß√£o de bolsistas integrais, com renda familiar per capita m√°xima de tr√™s sal√°rios m√≠nimos, o Prouni conta com um sistema de sele√ß√£o informatizado e impessoal, que confere transpar√™ncia e seguran√ßa ao processo. Os candidatos s√£o selecionados pelas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino M√©dio - Enem conjugando-se, desse modo, inclus√£o √† qualidade e m√©rito dos estudantes com melhores desempenhos acad√™micos.

Conhecendo o Prouni
O que é o Programa Universidade para Todos (Prouni)?
√Č o programa do Minist√©rio da Educa√ß√£o, criado pela Lei n¬ļ 11.096, de 13 de janeiro de 2005, que concede bolsas de estudo integrais e parciais de 50% em institui√ß√Ķes privadas de educa√ß√£o superior, em cursos de gradua√ß√£o e sequenciais de forma√ß√£o espec√≠fica, a estudantes brasileiros sem diploma de n√≠vel superior.

Quais s√£o os requisitos para ser bolsista do Prouni?
Podem participar do Prouni os estudantes brasileiros que n√£o possuam diploma de curso superior e que atendam a pelo menos uma das condi√ß√Ķes abaixo:
- Ter cursado o ensino m√©dio completo em escola da rede p√ļblica;
- Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede privada, na condição de bolsista integral da própria escola;
- Ter cursado o ensino m√©dio parcialmente em escola da rede p√ļblica e parcialmente em escola da rede privada, na condi√ß√£o de bolsista integral da pr√≥pria escola privada;
- Ser pessoa com deficiência;
- Ser professor da rede p√ļblica de ensino, no efetivo exerc√≠cio do magist√©rio da educa√ß√£o b√°sica e integrando o quadro de pessoal permanente da institui√ß√£o p√ļblica e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos n√£o h√° requisitos de renda.

Para concorrer às bolsas integrais o candidato deve ter renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Como funciona o Processo Seletivo do Prouni?
O processo seletivo do Prouni é composto por duas fases: processo regular e processo de ocupação das bolsas remanescentes.

No processo regular pode se inscrever o candidato que tenha participado da edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano imediatamente anterior e que tenha obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas das provas do Exame e nota acima de zero na redação.

No processo para ocupação das bolsas remanescentes pode se inscrever o candidato que:
- Seja professor da rede p√ļblica de ensino, no efetivo exerc√≠cio do magist√©rio da educa√ß√£o b√°sica e integrando o quadro de pessoal permanente da institui√ß√£o p√ļblica, para os cursos com grau de licenciatura destinados √† forma√ß√£o do magist√©rio da educa√ß√£o b√°sica; ou
- Tenha participado do Enem, a partir da edição de 2010, e que tenha obtido, em uma mesma edição do referido exame, média das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Em ambos os processos as inscri√ß√Ķes s√£o gratuitas e efetuadas exclusivamente pela internet, por meio da p√°gina do Prouni.

S√£o realizados dois processos seletivos do Prouni por ano, um no primeiro semestre e outro no segundo semestre.

Tipos de bolsas do Prouni
Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo Prouni?
Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.

Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.

Comprova√ß√£o das informa√ß√Ķes prestadas na inscri√ß√£o
Como proceder após concluir a inscrição para uma bolsa remanescente do Prouni?
Ao finalizar a inscri√ß√£o para uma bolsa remanescente, nos dois dias √ļteis seguintes, o candidato dever√° comparecer √† institui√ß√£o de ensino respectiva e entregar a documenta√ß√£o que comprove as informa√ß√Ķes prestadas na inscri√ß√£o, devendo atender √†s mesmas exig√™ncias dos estudantes pr√©-selecionados nas chamadas regulares do processo seletivo do Prouni.

Para certificar-se da veracidade das informa√ß√Ķes prestadas, a institui√ß√£o pode solicitar ao candidato outros documentos que julgar necess√°rios. Assim, √© recomend√°vel que o candidato n√£o deixe para comparecer √† institui√ß√£o na √ļltima hora.

√Č de exclusiva responsabilidade do candidato a observ√Ęncia do local, data e hor√°rio de atendimento e demais procedimentos estabelecidos pela institui√ß√£o de ensino para a aferi√ß√£o das informa√ß√Ķes.

Quais as implica√ß√Ķes para o candidato que apresentar informa√ß√Ķes ou documentos falsos no Prouni?
A apresenta√ß√£o de informa√ß√Ķes ou documentos falsos implicar√° a reprova√ß√£o do candidato pelo coordenador do Prouni, sujeitando-o √†s penalidades previstas no art. 299 do Decreto-Lei n¬į 2.848, de 7 de dezembro de 1940, C√≥digo Penal.

Para maiores informa√ß√Ķes acesse o Site do Prounihttp://siteprouni.mec.gov.br/