Curso de Letras

Faça Letras na FAAG

Portaria Ministerial

Autorização Ministerial através da portaria de nº 599, de 29/10/2014, publicada no DOU em 30/10/2014.

O Curso

O curso de Letras da FAAG é uma Licenciatura Plena que atende á legislação vigente. Tem como bases legais:

  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional;
  • Parecer CNE/CES nº 492, de 3 de abril de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social;
  • Parecer CNE/CES nº 1.363, de 12 de dezembro de 2001, retifica o Parecer CNE/CES n.º 492, de 3 de abril de 2001, que aprova as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Ciências Sociais – Antropologia, Ciência Política e Sociologia, Comunicação Social, Filosofia, Geografia, História, Letras, Museologia e Serviço Social;
  • Resolução CNE/CP nº 01, de 18 de fevereiro de 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da EducaçãoBásica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena;
  • Resolução CNE/CP nº 02, de 19 de fevereiro de 2002, que institui a duração e a carga horária dos cursos de licenciatura, de graduação plena, de formação de professores da Educação Básica em nível superior;
  • Parecer CNE/ CES nº 228, de 04 de agosto de 2004;
  • Resolução CNE/CES nº 18, de 13 de março de 2002, que estabelece as Diretrizes Curriculares para os cursos de Letras;
  • Parecer CNE/CES nº 83/2007, aprovado em 29 de março de 2007, consulta sobre a estruturação do curso de Licenciatura em Letras, tendo em vista as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Letras e para a Formação de Professores;
  • Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de março de 2011, que estabelece diretrizes para a obtenção de uma nova habilitação pelos portadores de Diploma de Licenciatura em Letras.

Carga Horária: 2.880 horas
Duração do Curso: 03 anos

Objetivo

O curso tem como objetivos gerais a formação de professores do Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino de português e das literaturas de língua portuguesa, bem como para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação.

Visa, principalmente, a formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar de forma crítica com as linguagens, especialmente a verbal, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro, e também capazes de articular, convenientemente, as realidades histórico-culturais e histórico-sociais da comunidade na qual estão inseridos, conscientes de seu papel de educador e orientador, que além da base específica consolidada, esteja apto a atuar, interdisciplinarmente, em áreas afins.

Deverá ter, também, a capacidade de resolver problemas, tomar decisões, trabalhar em equipe e comunicar-se dentro da multidisciplinaridade dos diversos saberes que compõem a formação em Letras. O profissional de Letras deverá, ainda, estar compromissado com a ética, com a responsabilidade social e educacional, e com as consequências de sua atuação no mundo do trabalho.

Finalmente, deverá ampliar o senso crítico necessário para compreender a importância da busca permanente da educação continuada e do desenvolvimento profissional.

Pretende-se construir um Curso de Letras com competência, voltado para os verdadeiros interesses da sociedade, a partir de uma política educacional capaz de transformá-la em uma sociedade mais livre, mais igual, mais justa e, afinal, mais humana, sem perder de vista os princípios definidos na LDB e também nas Diretrizes Curriculares para os Cursos de Letras, que enfatizam o desenvolvimento do entendimento do homem e do meio em que vive, através da comunicação do saber pelo ensino e outras formas de comunicação, que contribuirá para o desenvolvimento das seguintes competências e habilidades:

  • Domínio do uso da língua portuguesa e conhecimento de uma língua estrangeira, nas suas
    manifestações oral e escrita, em termos de recepção e produção de textos;
  • Reflexão analítica e crítica sobre a linguagem como fenômeno psicológico, educacional, social, histórico, cultural, político e ideológico;
  • Visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas investigações lingüísticas e literárias, que fundamentam sua formação profissional;
  • Preparação profissional atualizada, de acordo com a dinâmica do mercado de trabalho;
  • Percepção de diferentes contextos interculturais; utilização dos recursos da informática;
  • Domínio dos conteúdos básicos que são objeto dos processos de ensino e aprendizagem no ensino fundamental e médio;
  • Domínio dos métodos e técnicas pedagógicas que permitam a transposição dos conhecimentos para os diferentes níveis de ensino.

O curso de Letras da Faculdade de Agudos visa formar profissionais capazes de tomar decisões quanto aos objetivos, métodos, conteúdos e técnicas adequadas ao emprego da literatura e da Língua como objeto simbólico e histórico, além de aplicar as teorias literárias e linguísticas de forma prática e ética.

Como a Faculdade já possui um curso de formação de professores: Pedagogia, o curso de Letras pretende aproveitar a vivência desse curso, bem como a experiência dos profissionais que atuam na Faculdade, para enriquecer e aprimorar o currículo de Letras, estabelecendo uma troca constante de conhecimentos científicos, culturais e pedagógicos.

O corpo docente do curso é formado por professores titulados, doutores e mestres, com experiência profissional muito elogiado em avaliação recente do MEC.

O curso de Pedagogia oferece 100 vagas anuais sendo 50 vagas no período diurno e 100 vagas no período noturno.

Estágio

As atividades de estágio no curso de Letras representam o momento privilegiado da vinculação entre a formação teórica e o início da vivência profissional.

O estágio, como componente curricular desenvolvido ao longo do curso, é composto por um conjunto de atividades ligadas à formação profissional, inclusive as de natureza acadêmica (Trabalho de Conclusão de Curso).

O estágio supervisionado, com carga horária exigida de 400 horas, tem um papel fundamental na formação do professor e oferece ao aluno oportunidades de ampliar e utilizar os conhecimentos e habilidades adquiridos no curso para responder às necessidades e aos desafios da realidade escolar.

O Estágio Curricular Supervisionado deverá ser realizado, obrigatoriamente, em escolas oficiais e, portanto, exige do aluno disponibilidade de tempo no horário de funcionamento dessas instituições. Os alunos que exercem atividade docente regular na educação básica poderão ter redução de carga horária do estágio curricular supervisionado em até 150 horas.

Mercado de Trabalho

O profissional formado em Letras pode atuar como professor no Ensino Fundamental e Médio, ou ainda em faculdades e universidades. Pode atuar na mídia em geral, como revisor de textos em agências de publicidade e editoras de livros; pode produzir materiais linguístico-literários, didáticos e paradidáticos.

Pode trabalhar em escolas de idiomas ou como autônomo, lecionando em grupos ou tendo alunos particulares, em casa, na empresa ou mesmo pela internet. Em síntese, o graduado pode criar habilidades para trabalhar com línguas, literatura e textos em geral, com a possibilidade, por isso, de operar em áreas diversas.

No caso do magistério, com o crescimento do ensino médio e do ensino superior privado, o mercado de trabalho vem absorvendo rapidamente os profissionais da área. A disciplina de Língua Portuguesa é a que possui, na Educação Básica, o maior número de aulas.

Valores *

Os valores abaixo são validos para alunos ingressantes no ano base de 2020.

Valor Cheio

R$ 591,00

Desconto Pontualidade

R$ 531,90

* A FAAG possui ainda parceria com empresas que podem conceder descontos que variam entre 10% e 30% sobre o valor do Desconto Pontualidade.