Esp. em Educação Especial e Inclusiva: Deficiência Intelectuale Transtorno do Espectrop Autista (DI/TEA)
O curso de Especialização em Educação Especial e Inclusiva com ênfase em DI/TEA tem como objetivo formar e capacitar os profissionais (da educação, saúde, outras instituições) para atuarem, em escolas, clínicas e em equipes multidisciplinares, visando aperfeiçoar a formação com vistas a promover o desenvolvimento de estratégias com alunos e pessoas portadores de necessidades especiais e portadoras deficiência intelectual.
Público Alvo
Aos Educadores do eEnsino da Educação Básica, Ensino Fundamental, Ensino Médio, professores de Educação Inclusiva; aos profissionais da saúde e demais profissionais interessados em aprofundar-se e conhecer melhor a área de educação especial e/ou inclusiva.
Objetivos Específicos
Possibilitar uma formação de qualidade aos Educadores que atuam na educação inclusiva.
Contribuir para a construção de uma política educacional inclusiva, inovadora e comprometida com a sociedade brasileira atual.
Capacitar professores e profissionais afins para a prática educacional inclusiva a partir de tendências atualizadas;
Enfatizar práticas de intervenção e estratégias de ensino acessíveis para promoção da aprendizagem de estudantes que apresentam condição atípica do desenvolvimento e ampliação da cultura inclusiva.
Estrutura do Curso
- Adaptações curriculares
- Avaliação pedagógica especializada
- Comunicação Alternativa
- Deficiência Intelectual
- Família: práticas e dinâmicas de orientação
- Fundamentos, Princípios e Políticas da Educação Especial
- Habilidades Sociais: intervenções e estratégias
- Integração Sensorial: intervenções e estratégias
- Jogos e Aplicativos para Educação Inclusiva
- Linguagem e Aprendizagem: intervenções e estratégias
- Neurociência aplicada à educação da pessoa com deficiência Intelectual
- O desenvolvimento das funções executivas e a aprendizagem
- Plano de ensino individualizado
- Práticas inclusivas a partir da Arte
- Práticas inclusivas a partir da musicalização
- Práticas inclusivas e o ensino da matemática
- Práticas inclusivas para a intervenção precoce – estratégias para o berçário
- Práticas inclusivas para alfabetização: ênfase na leitura e escrita
- Práticas lúdicas na perspectiva inclusiva: o brincar na Educação Infantil
- Práticas para o ensino colaborativo
- Psicomotricidade: intervenções e estratégias
- Tecnologia Assistiva
- Estágio Supervisionado