2º CIM – Congresso Internacional Multidisciplinar

4 maio 2018 | Eventos Realizados

TEMA: INOVAÇÕES DISRUPTIVAS: NOVOS MODELOS, IMPACTOS E APLICAÇÕES
Nos dias 02, 03 e 04 de maio de 2018, foi realizado na FAAG o 2º CIM – Congresso Internacional Multidisciplinar / VII Semana Integrada de Curso

APRESENTAÇÃO

Aplicativos, robôs, carros autônomos, drones, Uber, Android, iOS, Amazon, Netflix, Indústria 4.0, Internet das coisas, Ensino EAD, óculos de realidade aumentada, impressão 3D, energias renováveis, geração Y e Z. Estes são alguns exemplos de novas técnicas, produtos e serviços que passaram a fazer parte do cotidiano da sociedade contemporânea e surgiram de processos de Inovações Disruptivas, ou seja, que resultaram de rupturas daquilo que era estabelecido e habituado, quebrando paradigmas, por influência de culturas e acontecimentos, ou pela necessidade das empresas e marcas que se viram obrigadas a se adaptarem a novas realidades.

Inovação Disruptiva é uma inovação decorrente de uma transformação ou introdução tecnológica diretamente relacionada a um serviço, produto ou mercado específico, que é/são reformulados (ou forjados) de modo a se reconhecer novos consumidores, inesperados ou simplesmente não considerados pelo mainstream em vigência (RIBEIRO, 2012).
Trata-se de abandonar o processo anterior, tornando-o obsoleto, não apenas enquanto processo, mas todo o modelo de negócios que usava, afetando toda uma indústria, pois a inovação disruptiva não agrega valor, mas sim cria um novo valor.

Ou seja, a tecnologia disruptiva, é caracterizada por uma tecnologia que modifica os parâmetros de concorrência ao derrubar uma tecnologia existente e dominante no mercado (Danneels, 2004), possibilitando a construção de novos grupos de produtos, serviços e processos (KASSICIEH et al., 2002; LUI et al., 2016).
Pode-se dizer, portanto, que o pensar de modo disruptivo é composto por três importantes fases e características específicas: o agir, o pensar e o fazer diferente.

OBJETIVO

Ser um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates de investigação multidisciplinar, em âmbitos nacional e internacional, envolvendo pós-graduação, iniciação científica, egressos, profissionais, empresas e instituições, a respeito das tendências e inovações tecnológicas, seus impactos e aplicações na sociedade contemporânea.

PROGRAMAÇÃO

02/05 – Palestras 19h às 22h00
03/05 – Workshops (vagas limitadas) 19h às 22h00
04/05 – Apresentação de trabalhos 19h às 22h00

Todas as atividades foram oferecidas gratuitamente.

CERTIFICADO MONITORES
CERTIFICADO PALESTRA
CERTIFICADO WORKSHOP
CERTIFICADO OUVINTE APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

02/05 – PALESTRAS

ALLFENAS

Breno Gomes e Kelvyn Almeida são os idealizadores das marca Allfenas, que nasceu em 2016 e desenvolve todos os óculos utilizando madeiras reaproveitadas para criar seus produtos.

SOCIAL BAURU

Vinícius Fernandes é um dos idealizadores do canal de comunicação mais popular de Bauru: o Social Bauru, que busca levar conteúdo informativo em todos os aspectos para toda a região.

CANAL DA ILHA

Guilherme Alves é o proprietário da empresa de audiovisual de Bauru, que trabalha com produção, pós-produção e distribuição de conteúdo áudio visual de alta qualidade voltado para diversos formatos como: documentários, vídeo institucional, animação, promocional e etc. O programa Arquitetura A, um de seus produtos da categoria entretenimento, é um reality show, que mostra o passo a passo de projetos arquitetônicos, acompanhando o cotidiano e os desafios que os arquitetos irão encontrar em cada projeto.

BIGDATA

Kadu Lima irá trazer em evidência um dos assuntos mais relevantes que surgiram nesta era tecnológica para o mercado: como o Big Data e a Inteligência Artificial estão mudando a propaganda. Conhecer como funcionam os algoritmos é uma forma de compreender o funcionamento do sistema e como você pode usa-lo à seu favor.

TECNOLOGIA DIGITAL NA EDUCAÇÃO

Dariel de Carvalho é mestre em Educação Especial pela UFSCar, Doutor em Educação pela UNESP de Marília e Assessor pedagógico do Grupo Zeta e irá trazer como tema as influências das tecnologias digitais na educação e suas novas propostas de utilização da tecnologia digital como aliada no processo de ensino.

03/05 – WORKSHOPS

Abertura do evento
THIAGO VIANNA – Caminhos para o Sucesso

WORKSHOP

HANNAH CESTARI – Libras básica para todas as profissões
RICARDO NAGANO – Formação White Belt Six Sigma com direito a certificado (RL Associados)
FABLAB AEON – Oficina de canetas 3D
COLETIVO TrES-4 – Mapeamento de vídeos
CAE TREINAMENTOS – Lean Manufacturing
MAXIMISE-SE – “Alfabetização:
explorando os níveis de escrita e práticas para o aluno avançar”

04/05 – APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS

SUBMISSÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO E INSCRIÇÃO

TRABALHOS APROVADOS

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos
Anais do 2º Congresso Internacional Multidisciplinar da Faculdade de Agudos e os 15 melhores trabalhos avaliados terão serão publicados no Livro do 2º CIMFAAG.

ANAIS

A partir de 01 de junho.

INFORMAÇÕES GERAIS

Em caso de dúvidas enviar e-mail para a Comissão Organizadora: cim@faag.com.br



Compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *