Home Notícias Ex-alunos recebem diploma reconhecido pelo MEC

Assessoria de Imprensa – 05/12/2007

Cerca de 140 ex-alunos da FAAG, receberam o diploma de conclusão de curso em mãos. A entrega foi feita na própria faculdade, em cerimônia organizada pela direção na noite do dia 3 de dezembro.

Em outubro deste ano, as secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, reconheceram para fins de expedição de diploma todos os cursos de instituições de ensino superior que estavam em trâmite com pedidos de reconhecimento. Para a maioria dos ex-alunos, a expectativa de pegar o diploma o quanto antes era grande. Eurídice Carla Quaresma, 29 anos, formou-se em Pedagogia em 2005. Desde então, aguardava a liberação do título, certificado pelo MEC. “Estava muito ansiosa, porque recentemente passei no concurso da Prefeitura de Bauru para lecionar em sala de recurso, no ensino especial. Para que eu consiga ser, realmente efetivada, essa habilitação atestada pelo MEC é a principal exigência”, comenta, aliviada.

Quem também ficou satisfeita com a entrega dos diplomas foi Juliana dos Santos Cardoso, 23 anos, que fez parte da primeira turma do curso de Pedagogia da FAAG. Apesar de já estar atuando no mercado, como professora do ensino fundamental da rede municipal de Agudos, ela acredita que o documento acrescentará muito em seu currículo. “Estou certa de que a minha formação ganhará mais credibilidade a partir de agora, já que o Ministério da Educação atesta a qualidade do ensino que tive, aprovando a liberação do diploma. Além disso, agora passei a ter habilitação em educação especial, uma área a mais para eu atuar”, destaca Juliana.

A empolgação de receber o diploma também foi grande para Daniel Gonçalves Rodrigues, 31 anos. Ele concluiu o curso de Administração em 2005. “Ainda não consegui entrar no mercado, mas com o diploma em mãos, acredito que fique um pouco mais fácil. Sei que ainda não é o suficiente para se destacar, mas não deixa de realçar minha formação e capacitação. É um diferencial no mercado”, analisa. Daniel pretende atuar na área de logística.

Para a sócia-mantenedora da FAAG, Márcia Regina Vazzoler, todos ganham com a entrega dos diplomas. No entanto, ela cita que a faculdade só tem a agradecer os ex-alunos pela compreensão. “Eles tiveram que confiar muito na faculdade, porque era uma instituição que estava iniciando e, portanto, ninguém sabia como seria o andamento dela. Por isso, então admiro muito essas turmas porque depositaram total confiança na gente. A sensação é de dever cumprido”, ressalta. Márcia lembra que os próximos a alunos a se formar receberão o diploma já no cerimonial de colação de grau.

Na opinião de Claudio Garbi, vice-diretor da faculdade, a entrega dos títulos representa o comprometimento da FAAG com seus ex-alunos e também o intenso trabalho que foi desenvolvido para que os diplomas fossem entregues o mais breve possível. “A FAAG vem lutando desde 2004 para o reconhecimento de seus cursos. Hoje (3 de dezembro) é um momento de muita felicidade para todos nós, inclusive para os professores que estão envolvidos há mais tempo, como eu. Sentimos na pele o anseio dos alunos em ter o título reconhecido pela MEC. O que é legal é que houve uma compreensão muito boa da grande maioria deles, que soube entender que a culpa não era da faculdade, porque sempre nos esforçamos para fazer o melhor. A morosidade foi do MEC”, enfatiza o professor.

Para Claudio, o mais importante é que, a partir de agora, as oportunidades dos ex-alunos serão maiores. “É gostoso ver que o pessoal tem crescido lá fora, no mercado de trabalho, conseguindo novos horizontes. E hoje, com o diploma em mãos, a tendência é que essas oportunidades cresçam e melhorem muito mais”, conclui.

Os ex-alunos que não puderam estar presentes na cerimônia de entrega dos títulos podem retirar o diploma na secretaria da faculdade.

Lucien Luiz