< >Assessoria de Imprensa – 11/12/2009
< >Transformar teoria em prática. Esta é a proposta da disciplina estágio supervisionado, ministrada no oitavo termo do curso de Administração da FAAG. Os alunos têm conseguido grandes resultados com seus projetos, orientados pelo professor Zenildo Luiz de Abreu.
< >Joel Corrêa, que está concluindo a graduação na faculdade, estagiou na indústria Baterias Cral, onde conseguiu implantar um sistema de precisão de compras que colaborou para a redução de custos da empresa. Ele também obteve uma otimização de tempo na prestação dos serviços.
< >“Fiz uma filtragem de prioridades, através da qual criei um indicador de compras emergenciais do dia a dia. Consegui reduzir o deslocamento de pessoal durante a semana para realizar as compras. Com isso, tivemos redução de custos e ganho de tempo para negociar mais os preços”, explica Corrêa.
< >De acordo com ele, desde a implantação do indicador, o volume de compras emergenciais despencou de 16,8% para 3,5%. “Esse é o resultado prático, mas acredito que podemos melhorar ainda mais esses números”, comemora o universitário.
< >Resultados positivos também foram colhidos por Flávio Augusto Costa, mais um concluinte do curso de Administração da FAAG.
< >Ele desenvolveu na empresa Agrosolo (especializada em produtos agropecuários), em Bauru, o projeto “Ponto de ressuprimento de compras no varejo”. Traduzindo, elaborou um sistema preciso de reposição de estoque, que aponta a hora certa de fazer as compras de cada produto. Dessa forma, a empresa evita que a mercadoria falte nas prateleiras e o cliente fique sem o atendimento desejado.
< >“Foi uma experiência muito boa, porque observamos também que o cliente é fiel a determinados produtos. Se não tem na loja onde procurou, não vai substituir, mas procurar em outra. Então, evitar esse desabastecimento também colabora para manter a clientela”, comenta Costa.
< >Objetivos
< >Segundo o professor Zenildo Abreu, o objetivo da disciplina é levar o aluno a apresentar e aplicar uma proposta de mudança em algum setor da empresa.
< >“O trabalho deles teria que agregar valor à empresa, deixar alguma mudança positiva. E todos eles conseguiram cumprir essa meta. Um resultado que expressa o esforço e o comprometimento de todos”, destaca.
< >Lucien Luiz