Assessoria de Imprensa – 11/09/2007
Os resultados da 5.ª Semana de Administração da FAAG foram além do esperado, conforme avaliam os professores da faculdade. O evento ocorreu entre 3 e 5 de agosto, com a participação maciça de alunos, docentes e visitantes. Durante os três dias, o público lotou o pátio da instituição para conferir as palestras apresentadas.
"Praticamente 98% dos alunos compareceram durante todos os dias do evento, assim como o número de visitantes também foi grande. O ganho foi de todos, porque puderam vivenciar a prática de empreendedores, ampliando o conhecimento adquirido em sala de aula", comentou a professora Gislaine Zanetti, uma das coordenadoras da Semana de Administração.
Para a professora Márcia Elaine da Silva Almeida, que também fez parte da coordenação do projeto, os graduandos tiveram a chance vivenciar os conhecimentos sobre empreendedorismo.
"Avalio que para os alunos foi um crescimento fantástico, já que tiveram a oportunidade de ouvir pessoas que têm carreira acadêmica e sucesso empresarial. Dentro do curso de administração, enfatizamos todas essas qualidades e objetivos. Para eles, foi uma visão grandiosa", avaliou.
Na opinião da professora Bete Zambello, outra integrante da coordenação do evento, a Semana de Administração também foi um sucesso. "O fato dos alunos terem conseguido livros para sortear entre os participantes, deu um estímulo diferente. Nesta edição, em especial, os graduandos se preocuparam em trazer pessoas de fora para conhecer a faculdade e participar do evento. A tendência é que a cada ano esse evento seja cada vez melhor", completou.
No primeiro dia do encontro, a psicóloga Renata Caputo, pós-graduada em gestão de pessoas pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e analista de RH da VH Consultoria, de Bauru, ministrou palestra sobre como se destacar num processo seletivo. Ela destacou que se trata de uma tarefa que exige não só competência do candidato, mas, sobretudo, clareza e objetividade na hora de mostrar interesse através do currículo. "Trata-se do cartão de visitas do candidato e, por isso, a impressão que deve ser passada é a melhor possível", completou.
Segundo Caputo, o currículo não precisa ser um calhamaço de papéis, mas tem de possuir, fundamentalmente, os dados pessoais do candidato, como nome completo, idade, endereço, telefones para contato e email. "Tem muita gente que se esquece de colocar essas informações, que são essenciais. Acredite, já recebi currículo sem nome e telefone", comentou.
Empregabilidade foi o tema do segundo dia do evento. O diretor do Grupo Lwart, de Lençóis Paulista, Ricardo Salaro Neto, ministrou palestra sobre o assunto para uma platéia que ultrapassou a marca de 200 pessoas. Entre os aspectos abordados, o empresário foi incisivo na questão sobre como se tornar atraente para o mercado de trabalho. A principal característica, segundo ele, é ser capaz de transformar o conhecimento adquirido em realizações.
"Ser um profissional empregável depende de cinco competências básicas: conhecimento, capacidade emocional, habilidades comportamentais eficientes, capacidade intelectual e capacidade física. O emprego exige das pessoas um esforço bastante grande, a necessidade de estar preparado não só para o trabalho, mas também para a vida", ressaltou.
O último dia da 5.ª Semana de Administração da FAAG contou com a presença dos empresários Nelson Paschoalotto, dono da maior empresa de recuperação de crédito da região de Bauru e sócio-mantenedor da faculdade, e João Carlos de Almeida, o João Bidu, proprietário da Editora Alto Astral, que se destaca como uma das maiores e mais reconhecidas no Interior do Estado de São Paulo.
O público, que mais uma vez lotou o pátio da faculdade, teve a oportunidade de conferir a trajetória profissional desses empresários, que contaram um pouco do início de seus projetos e falaram sobre empreendedorismo. Eles defenderam o comprometimento e a perseverança para chegar ao sucesso.
"Estar se capacitando freqüentemente e, sobretudo, ser comprometido com o trabalho, respeitando todas as regras impostas pela empresa, são requisitos básicos para se manter no emprego. Acho que quando a gente respeita regras e está comprometido com a empresa, abre muitos caminhos", ressaltou Paschoalotto.
Para João Bidu, perseverança é fundamental. "Acreditar no sonho, ter persistência, pé no chão, saber que os primeiros anos serão de dificuldades e que os ganhos virão só num segundo momento, são a base para quem está começando, seja qual for o ramo", concluiu.
Lucien Luiz