Home Notícias Mercado ainda é carente de gestor financeiro
Oportunidades não faltam. Sim, este é o cenário para a profissão de gestor financeiro, especialmente na região de Bauru. As empresas, inclusive as de médio e grande porte, estão contratando para o cargo. Mas, nem todos os candidatos têm preparo ou especialização na área. Com a economia oscilante e a ampliação das relações comerciais do Brasil, o gestor financeiro torna-se cada vez mais fundamental dentro das corporações.
O economista e coordenador dos cursos de MBA da FAAG (Faculdade de Agudos), Claudio Garbi, lembra que esse profissional é uma peça imprescindível em todos os segmentos da economia, o que explica a alta demanda pelos especialistas.
“O gestor financeiro é responsável por avaliar investimentos, empréstimos, gestão de recursos das organizações de todos os tipos, podendo atuar também em bancos e bolsas de valores”, explica.
A remuneração é bastante atraente. O salário pode variar de R$ 4 mil a R$ 9 mil. “É uma posição muito almejada em empresas de médio para grande porte, pois o profissional assume papéis próximos às gerências e presidência. Fora isso, a remuneração é bastante diferenciada”, acrescenta Garbi.
 
O coordenador reforça que o mercado está muito carente de profissionais com bom nível de conhecimento, inclusive na região de Bauru.
 
Pesquisa
Levantamento realizado pela Robert Half (líder mundial em recrutamento especializado) aponta que entre 2013 e 2014, mais de 60% das empresas brasileiras pretendem expandir suas equipes com profissionais especializados em finanças. E o grande objetivo dessas corporações é blindar o desempenho no mercado, já que esperam desses gestores ações, como minimizar riscos, otimizar custos, organizar processos internos e gerar relatórios. A pesquisa também revelou que a falta de fluência em inglês tem sido decisiva nas contratações.
Na região de Bauru, onde a carência por profissionais especializados em finanças é grande, há oferta de pós-graduações na área. A FAAG, por exemplo, oferece MBA em gestão financeira, direcionada a profissionais que se dedicam ao mercado financeiro, como instituições bancárias e corretoras, assim como em departamentos financeiros em empresas públicas e privadas. O aluno, durante o curso, cumpre planos e objetivos das organizações pautados em técnicas que apresentam excelentes resultados e foram fontes de sucesso em várias empresas.
“Trata-se de um tema cada vez mais relevante àmedida que as organizações passam a atuar em mercados competitivos, o que vem exigindo profissionais cada vez mais qualificados para gerenciarem esta área. Na FAAG, a demanda de alunos para o MBA em gestão financeira começa a crescer”, ressalta Garbi.
Lucien Luiz – Assessoria de Imprensa