O incentivo àprodução cientÃÂfica na FAAG (Faculdade de Agudos) é constante. Os alunos têm todo apoio e orientação dos professores para produzir artigos, desenvolver projetos de iniciação cientÃÂfica e participar de eventos focados na área acadêmica. Neste mês, o universitário MaurÃÂcio Maroto, aluno do curso de Engenharia de Produção (àesquerda na foto, juntamente com o coordenador do curso Rodrigo Fantini), conseguiu que seu artigo fosse aceito no 20º Simpep (Simpósio de Engenharia de Produção), realizado em Bauru, entre 4 e 6 de novembro. Promovido pelo Departamento de Engenharia de Produção da Unesp, é considerado um dos mais conceituados eventos cientÃÂficos da área no Brasil.
O texto de MaurÃÂcio, intitulado “Gerenciamento ÃÂgil no Desenvolvimento de Produtos: integrando a abordagem de manufatura enxuta na fase conceitual de um projeto de produtosâ€Â, abordou formas de melhorar a produtividade na indústria aeronáutica reduzindo o desperdÃÂcio. “Trata-se de um grande desafio dentro das organizações, o que exige flexibilidade e mudança. Elaborei esse artigo há alguns meses com o objetivo de propor possibilidades para contribuir com a superação dessa dificuldade nas empresasâ€Â, explica o aluno, que trabalha na Embraer (Empresa Brasileira de Aeronáutica), em Botucatu. A produção de seu artigo foi orientada pelo professor Rodrigo Fantin.
Referência
O Simpep é considerado um evento de referência na área de Engenharia de Produção, justamente por disseminar práticas atuais do mercado e apresentar novas ferramentas e tecnologias para o mercado. Além disso, cria o ambiente propÃÂcio para todo profissional ampliar seu networking.
Anualmente, o Simpósio reúne cerca de 450 participantes vindos de todos os Estados brasileiros. A média diária de trabalhos inscritos é de 700 textos, cujas propostas proporcionam debates de alto nÃÂvel.
Lucien Luiz – Assessoria de Imprensa