< >Assessoria de Imprensa – 15/01/2010
< >O projeto Administrador Jr. encerra mais um ciclo. Neste mês de janeiro o programa certifica mais uma turma que concluiu todo o cronograma de aulas e atividades durante os últimos 12 meses. São mais 108 jovens, com idade entre 14 e 17 anos, preparados para buscar o primeiro emprego.
< >“Participar do Administrador Jr. é uma oportunidade muito grande para se preparar para o futuro, para buscar uma vaga no mercado. Aprendemos muita coisa, de todas as áreas, que podem fazer a diferença na hora de concorrermos a um posto de trabalho. Sem falar, é claro, que complementa e reforça tudo aquilo o que a gente aprende na sala de aula”, comenta Andrew Ramos Fontana, 14 anos, que participou do projeto neste último ano.
< >O Administrador Jr. é desenvolvido pela FAAG há mais de dois anos com o propósito de preparar jovens de Agudos para o primeiro emprego. Fora do horário regular da escola, os adolescentes frequentam na FAAG aulas de administração, atualidades, língua portuguesa, informática é até de cidadania.
< >“Esse projeto enriquece o aprendizado desses jovens e é importantíssimo na formação deles. As áreas que são contempladas permitem que se preparem muito bem para buscar um espaço no mercado. É uma pena que na época em que eu estudava não havia um programa como este. Com certeza, teria feito uma grande diferença na minha vida, tanto profissional quanto pessoal”, comenta Maria Teresa Napoleoni Crema Remole, tia da aluna Victória Remole Teixeira, 15 anos, que concluiu o Administrador Jr. neste ano.
< >O encerramento de mais uma turma foi comemorado com grande festa de formatura no câmpus da FAAG, no dia 15 de janeiro. Os alunos tiveram direito, inclusive, à beca e baile de gala.
< >“O Administrador Júnior é uma oportunidade de ascensão social oferecida a esses jovens, não só pela possibilidade do primeiro emprego, mas por toda uma sólida formação, que abrange desde os conhecimentos teóricos até os aspectos pessoal e humano. Pensando no impacto global dessa formação, também estendemos algumas ações do projeto às famílias. Porém, só o fato de formar esses alunos traz imenso ganho às famílias, assim como a toda a comunidade agudense”, destaca o coordenador do projeto Wagner Antônio.
< >Segundo ele, a meta é colocar, pelo menso, 80% desses jovens no mercado de trabalho, ainda no primeiro semestre de 2010.
< >“A duração do curso é de 1 ano, porém a Administrador Júnior acompanhará esses jovens em sua vida profissional por mais 1 ano, analisando seu desenvolvimento em serviço e, no caso de desligamento da empresa empregadora, buscará novos contatos para encaminhamento e recolocação”, acrescenta Wagner.
< >Nova turma
< >A seleção para a formação de uma nova turma de alunos para o projeto ocorre na primeira quinzena de fevereiro. Os interessados devem acompanhar por meio da imprensa, que fará a divulgação, ou se informar diretamente na FAAG, o período de inscrições.
< >A primeira etapa é uma pré-seleção dos interessados, que serão classificados pelas condições socioeconômicas. Essa pré-seleção será feita na FAAG e nas escolas estaduais.
< >Após essa etapa, será feita análise de documentos e classificação desses jovens, com posterior encaminhamento ao curso, que tem uma carga horária de 288 horas, distribuídas no decorrer do ano.
< >Lucien Luiz