Assessoria de Imprensa – 23/08/2010
Quatro alunas da FAAG tiveram seus projetos aprovados para participação no Congresso Brasileiro de Libras. O evento será realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina, entre os dias 25 e 27 de novembro. Magaly Dedino, Ana Claudia Camargo, Mônica Conforto e Elizabeth Figueira cursam pós-graduação em Tradutor e Intérprete de Libras na FAAG, em São Paulo.
O congresso catarinense é referência no País e reúne as melhores pesquisas sobre a atuação dos intérpretes e tradutores de língua de sinais do Brasil. Trata-se de um simpósio de trocas sobre resultados encontrados, além de ser também um intercâmbio entre as diferentes áreas do conhecimento.
Mônica Conforto, uma das alunas da pós da FAAG, considera a participação no congresso um momento oportuno para aprofundar ainda mais o conhecimento sobre o tema. Há 23 anos ela leciona para surdos na capital paulista. É professora na Escola Municipal de Educação Especial para deficientes auditivos Elen Keller. “Será uma grande oportunidade para revermos a prática de ensino e discutirmos novas possibilidades com esses alunos especiais”, destaca a educadora.
Mônica buscou a pós da FAAG com o objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre Libras. Segundo ela, a motivação da professora Neiva Aquino, que coordena o curso em São Paulo, foi fundamental para a aprovação dos quatro projetos no congresso. “Procurei a especialização para entender mais a língua de sinais, com destaque para a gramática. O curso tem superado minhas expectativas, especialmente quanto à qualidade. A professora tem sido bastante dedicada e motivante”, elogia.
Lúcia Helena Aravéchia de Oliveira, diretora acadêmica da FAAG, ressalta que a preocupação com a qualidade dos cursos da Faculdade de Agudos sempre tem sido prioridade da direção. “Nosso objetivo é oferecer um ensino de referência aos nossos alunos, com professores e estrutura de ponta. Acredito que temos conseguido atingir essa meta, mas sempre buscamos melhorar cada vez mais. E a pós de Libras em São Paulo tem sido um exemplo dessa preocupação”, acrescenta.
Ainda neste ano a FAAG deve começar a oferecer pós-graduação em Libras no campus de Agudos.
Lucien Luiz