< >Assessoria de Imprensa – 13/08/2009
< >A Gripe A (H1N1), inicialmente chamada de Gripe Suína, foi tema de palestra ministrada na noite de quinta-feira (13) na FAAG.
< >Um público de mais de cem pessoas, entre alunos, professores e funcionários da faculdade compareceu à apresentação, ministrada pela bióloga Debora Rodrigueiro.
< >A especialista destacou que o contágio e a transmissão ocorrem, principalmente, através de espirro, tosse e da própria fala. Além disso, tocar os olhos, a boca e o nariz após ter contato com uma superfície contaminada também pode desencadear a Nova Gripe.
< >“Para não ser contagiado, o ideal é evitar aglomerações e ter contato direto com pessoas e superfícies contaminadas”, alertou Debora.
< >A bióloga também citou que a Nova Gripe proporciona quase os mesmos sintomas da gripe comum. No entanto, suas principais características são a febre alta, tosse seca e prolongada, falta de ar, dor de garganta forte e dor de cabeça intensa.
< >“Tendo quaisquer desses sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente o médico. Caso se confirme, o procedimento será o afastamento temporário do trabalho e da escola, além de repouso até o fim do período de transmissão, que é de 14 dias para menores de 12 anos e de sete dias para pessoas acima dessa idade”, explicou.
< >Mais informações sobre a Nova Gripe podem ser obtidas no site da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária): < >www.anvisa.gov.br< >.
< >Lucien Luiz