Alunos de Pedagogia criam bibliotecas móveis

29 maio 2019 | Notícias

Qual o ambiente ideal para uma biblioteca? Uma sala grande, cheia de estantes e mesas? Para os alunos do curso de Pedagogia da FAAG não. O acervo de uma biblioteca pode caber em uma maleta, em um baú, numa sacola e até em um avental. A criatividade não teve limite para os universitários, que desenvolveram suas próprias bibliotecas móveis como incentivo à leitura em sala de aula. “O objetivo dessa atividade foi levar esses futuros professores a criar um atrativo à leitura para as crianças”, explica Helena Aparecida Gica Arantes, coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade e responsável pela atividade na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa.
Clássicos de escritores como Monteiro Lobato, Ana Maria Machado e Clarice Lispector não faltaram nas bibliotecas volantes dos alunos. Um simples avental foi transformado em um rico e criativo cenário de história infantil. Uma caixa de madeira foi pensada e adaptada para despertar a curiosidade com as surpresas que dela podem sair. 
As apresentações em sala de aula promoveram um intercâmbio de ideias e metodologias que puderam ser compartilhadas entre todos os futuros pedagogos. “A intenção foi mostrar ao aluno a importância da leitura na formação integral da criança. Afinal, a literatura é interdisciplinar, sendo fundamental em qualquer área do aprendizado, da língua portuguesa à matemática. Todos eles inovaram e surpreenderam com suas próprias bibliotecas”, acrescenta Helena. 



Compartilhe!

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *