21/6/2011 – Assessoria de imprensa
Um projeto inédito na região de Bauru, desenvolvido pela FAAG (Faculdade de Agudos), vai ajudar estudantes que estão em fase da escolha da profissão. A coordenadoria acadêmica da faculdade está oferecendo vagas para alunos do terceiro ano do Ensino Médio cursarem disciplinas especÃÂficas entre os três cursos de graduação da FAAG: Administração, Engenharia de Produção e Pedagogia.
Os interessados poderão assistir aulas, como alunos especiais, optando por uma disciplina de até dois cursos superiores. Dessa forma, o estudante poderá frequentar uma aula de Administração e outra de Pedagogia, por exemplo, no perÃÂodo de um semestre.
Para participar do programa, é preciso se inscrever no site da FAAG (www.faag.com.br/inscricao_aula) para o processo seletivo, que será realizado neste mês de julho, por agendamento. Serão oferecidas 15 vagas, cinco para cada curso.
“Nosso objetivo é auxiliar o jovem na escolha da carreira, possibilitando um primeiro contato com a profissão desejadaâ€Â, explica Erica Paveloski, coordenadora acadêmico-administrativa da FAAG. O projeto é voltado a estudantes das redes pública e particular de ensino. Além de ser aprovado no exame – cujo conteúdo será composto por questões de múltipla escolha – o candidato passará por uma entrevista.
Evasão escolar
A iniciativa da FAAG em oferecer um primeiro contato do vestibulando com a graduação, antes do vestibular, foi motivada por dados do Censo da Educação Superior, que revelaram uma grande evasão nas faculdades brasileiras, tanto públicas quanto privadas. Entre 2006 e 2009, quase 1,4 milhão de alunos ingressaram no ensino superior e mais de meio milhão abandonaram os estudos antes da conclusão. Apenas 827 mil se formaram.
Estudo realizado pela USP (Universidade de São Paulo) aponta que entre os principais motivos das desistências estão o erro na hora de escolher a profissão, a pressão dos pais e falta de informação sobre a instituição e o mercado de trabalho da carreira escolhida.
“É esse cenário que queremos mudar ou minimizar, pelo menos na FAAG. Primeiro o aluno é exposto a um conjunto de conhecimentos, para depois decidir que faculdade quer cursar entre nossos cursos. Muitas vezes, a profissão pode até ser atraente, mas é preciso ver o que é necessário fazer para exercê-laâ€Â, destaca Erica Paveloski, coordenadora acadêmico-administrativa da FAAG.
A Faculdade de Agudos começa a fazer um levantamento para diagnosticar o ÃÂndice de evasão entre seus cursos superiores e os principais motivos que levam os estudantes a interromper os estudos.
Lucien Luiz