Assessoria de Imprensa – 30/11/2010
Professores e outros profissionais interessados em aprender Libras (LÃÂngua Brasileira de Sinais) podem se matricular no curso de extensão oferecido pela FAAG. As inscrições já estão abertas e as aulas começam no dia 29 de janeiro.
O curso tem 120 horas de duração, sendo 45 teóricas e 75 práticas. As aulas serão ministradas aos sábados, das 8h às 17h, por professora com experiência na área, acompanhada por instrutora deficiente auditiva. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas na secretaria acadêmica da FAAG, localizada na avenida Celso Morato Leite, 1.200, em Agudos. Preço, forma de pagamento e outras informações podem ser obtidos pelo telefone (14) 3262-9400.
“Um dos objetivos do curso é discutir aspectos da inclusão de alunos surdos no ensino regular, suas necessidades linguÃÂsticas, estratégias pedagógicas visuais, o ensino do português como segunda lÃÂngua, o papel do professor bilÃÂngue, do instrutor surdo e dos intérpretes de Librasâ€Â, comenta Maristela Lima, coordenadora do curso de Pedagogia da faculdade.
A exigência da inclusão nas escolas com a presença de educadores especialistas cresce a cada dia. No entanto, a dificuldade para encontrar especialização na área é grande em todo o PaÃÂs. Na região de Bauru, a FAAG é a única a oferecer cursos de educação especial e inclusiva. A extensão em Libras, que começa em janeiro, atende a exigência da Rede Estadual de Ensino (Resolução SE N° 38/2009.
No fim de 2009, o juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Bauru, Ubirajara Maintinguer, determinou que as escolas estaduais de Bauru, Arealva e AvaÃÂ, disponibilizassem a partir deste ano especialistas em libras para as crianças com deficiência auditiva. Uma determinação que causou uma corrida dos educadores em busca de especialização na região.
Lucien Luiz