Home Notícias FAAG abre inscrições para interessados em Curso de LIBRAS

< >Assessoria de Imprensa – 09/01/2010

< >Estão abertas na FAAG as matrículas para o curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). Os interessados devem se matricular até a próxima sexta-feira (15), já que as vagas são limitadas.

< >O curso será ministrado de 18 de janeiro a 5 de fevereiro, das 19h às 21h, sempre de segunda a sexta-feira, no câmpus da FAAGa (avenida Celso Morato Leite, 1.200, em Agudos). A carga horária total é de 30 horas. Todos os alunos receberão certificado de conclusão.

< >As aulas serão ministradas por um professor ouvinte e outro surdo, além de oferecerem atividades práticas com pessoas surdas. Mais informações podem ser adquiridas através do telefone (14) 3262-9400.

< >Referência

< >A FAAG é uma das três instituições de ensino superior do interior de São Paulo a disponibilizar o curso de Libras, que hoje começa a ser cobrada em grande parte do País.

< >No fim de 2009, o juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Bauru, Ubirajara Maintinguer, determinou que as escolas estaduais de Bauru, Arealva e Avaí, disponibilizassem a partir deste ano especialistas em libras para as crianças com deficiência auditiva a partir do ano que vem.

< >A Faculdade de Agudos oferece o curso de Libras da extensão à pós-graduação. A especialização tem uma carga de 614 horas e as disciplinas ministradas se articulam em eixos de fundamentação. O primeiro deles é a formação de intérpretes e tradutores, direcionado a pessoas ouvintes ou surdas, com nível médio ou superior. O segundo eixo consiste na formação de docentes, destinado a professores surdos e ouvintes graduados em curso de licenciatura. O aluno deve ter cursado licenciatura em letras ou pedagogia. O terceiro eixo é reservado à formação de instrutores, recomendado a candidatos surdos e ouvintes que concluíram o ensino médio.

< >A coordenadora do curso, Neiva de Aquino Albres, é mestre em Educação pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), sendo autora de inúmeros livros na área. Todos os professores que ministram aula no curso são mestres e doutores com larga experiência e pesquisas em educação inclusiva.

< >Lucien Luiz