Home Notícias FAAG anuncia abertura de seu 8º curso: Letras
O Ministério da Educação (MEC) acaba de autorizar o funcionamento do curso superior de Letras na FAAG (Faculdade de Agudos). Esta será a oitava graduação da grade oferecida pela Instituição, que dispõe ainda de Administração, Pedagogia, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, Turismo, Tecnólogo em Logística e Tecnólogo de Gestão em RH. A portaria foi publicada quinta-feira, 30 de outubro.
 
O curso terá duração de três anos e, por ora, contemplará formação em língua portuguesa. A professora Antônia Aparecida Flores Saggioro será a coordenadora da graduação. De acordo com a diretora acadêmica da Faculdade, Lúcia Helena Aravéchia de Oliveira, a alta demanda por professores com formação em Letras norteou a instituição a buscar a abertura do curso.
 
“A disciplina de português é carente de professores, inclusive na região de Agudos. O mercado está muito aquecido nesta área e a oferta de emprego é grande. Fora isso, o governo federal, por meio do Fies (Financiamento Estudantil), oferece o incentivo de isenção de pagamento aos licenciados que atuarem na rede pública de ensino”, destaca Lúcia.
 
Os interessados já podem prestar vestibular para Letras na FAAG. São oferecidas 100 vagas entre os períodos noturno e diurno. Neste sábado, 1º de novembro, ocorre o primeiro processo seletivo 2015 da Faculdade. As inscrições podem ser feitas até esta sexta-feira, 31. Mais informações devem ser obtidas pelo telefone (14) 3262-9400.
 
Qualidade
A autorização do funcionamento de Letras na FAAG foi obtida sem a visita in loco da equipe do MEC. Isso ocorreu porque a Faculdade já possui aprovação do curso de Pedagogia com nota máxima, além de conceitos altos no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A Faculdade de Agudos é referência no Interior paulista em qualidade de ensino. Em 2008, conseguiu o reconhecimento dos cursos de Pedagogia e Administração pelo MEC, ambos com nota máxima. No mesmo ano, a graduação de Turismo também obteve a maior nota. Em 2009, abriu mais uma graduação, a de Engenharia de Produção.
 
A responsabilidade por uma educação de ponta foi reconhecida em 2008, quando a instituição recebeu o “Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade no Ensino”, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel. O título é dado as 150 melhores instituições de ensino superior do Brasil, com base nos resultados da avaliação do MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos.
 
Sobre a FAAG
Fundada em 2002, A Faculdade de Agudos possui mil alunos, contabilizando os matriculados nos sete cursos de ensino superior, nos MBAs, capacitações e no Colégio FAAG. No continente africano, a Faculdade atua há mais de cinco anos com pós-graduações e consultorias destinadas a vice-governadores e chefes de governo de Angola.
 
Ampliação
Para dar conta da grande demanda de alunos da região e dobrar o número de matrículas, a FAAG (Faculdade de Agudos) está investindo na ampliação de sua estrutura física. As obras começaram em abril e incluem um prédio com térreo e primeiro andar. O orçamento total é de aproximadamente R$ 3 milhões, valor que será viabilizado com recursos próprios da instituição.
No primeiro pavimento serão construídas a nova recepção e entrada de alunos, além do acesso para estacionamento de veículos com ainda mais segurança. O espaço comportará também a nova biblioteca, que ficará maior, as novas salas do setor administrativo, da direção, da coordenação e da Editora FAAG.
As salas de aula e um auditório reversível, com capacidade para até 300 pessoas, ficarão no segundo piso. O projeto de ampliação tem área construída de 1.549 metros quadrados, a qual será integrada aos 2.240 metros quadrados do atual prédio.
“Com essa ampliação teremos a capacidade de agregar até mil alunos a mais a nossa estrutura física, que comportará um total de 20 salas de aula. Demanda existe e é grande em toda a nossa região”, destaca Marcia Vazzoler, mantenedora da FAAG. A Faculdade conta hoje com mil alunos matriculados entre os sete cursos de graduação, os MBAs e o Colégio FAAG. “Já estamos trabalhando para abrir novas graduações, inclusive nas áreas de tecnologia e comunicação”, acrescenta Marcia.
No início deste ano, a FAAG construiu uma quadra poliesportiva para atender aos alunos do Colégio. O espaço fica ao lado do campus, próximo da casa estudantil, onde os estudantes vindos de Angola ficam alojados. 
Assessoria de imprensa – Lucien Luiz