fbpx

FAAG arrecada absorventes para alunas de escolas públicas

3 novembro 2021 | Notícias

Projeto ‘Livre para Menstruar’ tem parceria com a ONG Girl Up e conta com apoio dos alunos e da comunidade

Desde o mês de maio deste ano, as alunas do Colégio FAAG desenvolvem uma ação que busca trazer mais inclusão às meninas que não possuem condições de comprar absorventes quando preciso. Dentro do banheiro feminino da Instituição, as alunas disponibilizam, sem custo nenhum para quem precisar, um espaço com absorventes que podem ser retirados quando necessario, não é preciso pedir nem mesmo se identificar, é só chegar e pegar. Agora, mobilizadaspelo veto do governo federal à distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas de ensino médio e de anos finais do ensino fundamental, essa iniciativa está sendo expandida. O Colégio FAAG e a Faculdade de Agudos lançam o projeto “Livre para Menstruar”. A iniciativa vai arrecadar até o mês de novembro absorventes higiênicos para distribuir a alunas de escolas públicas da cidade de Marília em parceria com a ONG Girl Up – que atua em vários Estados do Brasil e no mundo defendendo direitos básicos de meninas adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Na condição de sermos um agente social de extrema importância para a sociedade, queremos estimular nossos alunos e também a população a minimizar o impacto desta medida. Não fornecer absorvente a essas meninas que realmente precisam impacta diretamente na sua inclusão social e no seu futuro, porque a maioria tem os estudos prejudicados”, argumenta Marcia Regina Vazzoler, diretora acadêmica e mantenedora da FAAG.

Segundo Maria Paula Álvares de Britto, voluntária da ONG Girl Up, sediada em Marília, meninas de escolas públicas que não têm acesso a absorventes higiênicos faltam 5 dias por mês das aulas, o que afeta diretamente o aprendizado e contribui muito com a evasão escolar. “A evasão escolar durante o período menstrual é uma realidade entre essas meninas que se encontram em situação de vulnerabilidade social. No Brasil, uma em cada quatro jovens deixam de ir à escola quando estão menstruadas. Por isso, a distribuição de absorventes é fundamental na inclusão destas pessoas e esta contribuição da FAAG é de extrema importância. Nos ajudará a dobrar a quantidade oferecida nas escolas públicas de Marília”, acrescenta Maria Paula.

Para contribuir, basta fazer a doação dos absorventes no câmpus da FAAG (avenida marginal Vereador Delfino Têndolo, 1.200, Distrito Industrial, Agudos) ou via PIX, para a ONG Girl Up Marília. Basta entrar em contato pela página do Insta da ONG: girlupmarilia. Mais informações também podem ser obtidas na FAAG pelo telefone (14) 3262-9400.



Compartilhe!

0 Comments

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *