Home Notícias FAAG celebra 15 anos de fundação

A responsabilidade por uma educação de ponta foi reconhecida em 2008, quando a FAAG recebeu o “Prêmio Nacional de Excelência em Qualidade no Ensino”, do Instituto Brasileiro de Pesquisa e Qualidade Gomes Pimentel. O título é dado às 150 melhores instituições de ensino superior do Brasil, com base nos resultados da avaliação do MEC durante o processo de reconhecimento dos cursos. Entre os aspectos analisados, o Instituto leva em consideração a filosofia educacional, a prática operacional, qualidade no ensino, respeito ao aluno e a responsabilidade social. “Toda essa qualidade que oferecemos, aprovada e reconhecida, abriu caminhos para novos projetos. Em 2007 implantamos os cursos de pós-graduação e capacitação, depois o Colégio FAAG, criamos o Sistema de Ensino Ideias e uma série de outros projetos que tornam a FAAG um grande referencial em toda a região”, destaca André Cortucci, gerente administrativo da Faculdade e do Grupo FAAG.

Atualmente, a Faculdade de Agudos possui cerca de mil alunos, contabilizando os cursos de ensino superior, pós-graduação, capacitação e o Colégio FAAG. A maioria é de Agudos e cidades vizinhas, como Bauru, Borebi, Lençóis Paulista, Areiópolis. Nos cursos de pós, o alcance é maior. Há estudantes de São Manuel, Botucatu, Ourinhos, Marília, Santa Cruz do Rio Pardo, Brotas, Pederneiras, Piratininga e Londrina.

Hoje, a FAAG oferece os cursos superiores de Administração e Pedagogia – ambos reconhecidas com nota máxima pelo MEC -, Engenharia de Produção, Ciências Contábeis, RH, Logística, Letras e Análise de Sistemas, além de Pedagogia para Licenciados.

Ampliação

Em janeiro de 2015, a FAAG inaugurou sua segunda expansão. O novo espaço agrega uma nova biblioteca, que dobrou de tamanho, salas do setor administrativo, da direção, de coordenação e de reuniões. No primeiro pavimento foram construídas uma recepção e um novo acesso para a entrada dos alunos.

No segundo piso estão novas salas de aulas. A Faculdade pretende dobrar o número de alunos atendidos, além de oferecer mais opções em cursos de graduação e MBA. O investimento total na obra foi de R$ 3 milhões. 

No Exterior

Há 9 anos, a FAAG expandiu suas fronteiras até Angola, no continente africano, e passou a formar, em nível de pós-graduação, governantes, executivos, professores, professores universitários, empresários e outros profissionais que atuam nas áreas de Gestão Empresarial e Educação. Mais de 100 alunos já concluíram o MBA da Faculdade em Angola. Em 2013, Santareno António dos Pintos foi o primeiro aluno angolano da FAAG a ter o mestrado aprovado na Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Porto, Portugal. O estudante concluiu dois MBAs pela Faculdade de Agudos, em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial, e defendeu sua dissertação de mestrado em Ciências Empresariais na UFP.

Mestrado no Brasil

O convênio com a UFP (Universidade Fernando Pessoa), de Portugal, foi assinado ainda em 2011 e permite aos alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da FAAG obter o título de mestre e doutor pela Universidade. 

Na prática, as aulas do mestrado ou doutorado podem ser assistidas na FAAG e a defesa da dissertação ou tese ocorre em Portugal. A parceria garante aos estudantes um diploma internacional, reconhecido em toda a Europa, África, Ásia e Estados Unidos por meio do Acordo de Bolonha. Trata-se de um documento assinado pelos ministros da Educação de países europeus e dos continentes africano, asiático e dos Estados Unidos, na cidade de Bolonha, na Itália, que valida os títulos adquiridos em instituições de ensino superior da Europa.

“O mestrado e o doutorado são de grande importância na vida profissional na medida em que ampliam as possibilidades na carreira acadêmica. Por outro lado, as pesquisas desenvolvidas nos mestrados e doutorados unem a teoria e a prática, trazendo desenvolvimento e melhorias para a sociedade. E não existe um momento específico para cursá-los, uma vez que sempre temos que estar abertos a aprender e a atender as necessidades do mercado”, ressalta Marcia Vazzoler, mantenedora da FAAG. 

Assessoria de imprensa – Lucien Luiz