Há 8 anos, a FAAG (Faculdade de Agudos) expandiu suas fronteiras até Angola, no continente africano, e passou a formar, em nÃÂvel de pós-graduação, governantes, executivos, professores, professores universitários, empresários e outros profissionais que atuam nas áreas de Gestão Empresarial e Educação. Mais de 100 alunos já concluÃÂram o MBA da FAAG em Angola.
A Faculdade tem acordo de cooperação com o Imetro (Instituto Superior Politécnico Metropolitano de Angola) e com a UFP (Universidade Fernando Pessoa) de Porto, Portugal. O programa de mestrado em Ciências Empresariais, em parceria com a UFP, é composto por 16 disciplinas, sendo 12 ministradas por professores da FAAG e 4 disciplinas por docentes da UFP, sob coordenação dos professores Marcos Bonifácio e Claudio Garbi, pela FAAG, além do professor António Cardoso, pela UFP. Além disso, é oferecido um módulo internacional de Supply Manager no Brasil, criando a oportunidade para os alunos angolanos conhecerem a instituição e a região para trocar experiências.
Para o aluno angolano, após a emissão de seu certificado, é necessário fazer a autenticação no Ministério das Relações Exteriores do Brasil e, na sequência, a consularização no Consulado de Angola, para que o certificado tenha validade no paÃÂs.
No dia 10 de novembro os representantes da FAAG estiveram no Consulado Geral de Angola em São Paulo para fazer a consularização dos diplomas. O momento contou com a presença do dr. Joaquim Augusto Belo Barroso Mangueira, cônsul-geral/embaixador de Angola em São Paulo, que vem desenvolvendo um trabalho ÃÂmpar com os estudantes angolanos e instituições de ensino superior nos Estados de São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, digno de reconhecimento.
Além de diplomata de carreira, dr. Belo Mangueira é advogado especialista em Direito Internacional, professor universitário na área de Direito Público Internacional e já trabalhou em Cuba, Estados Unidos e Suiça.
Em 2013, Santareno António dos Pintos foi o primeiro aluno angolano da FAAG a ter o mestrado aprovado na Universidade Fernando Pessoa (UFP), em Porto, Portugal. O estudante concluiu dois MBAs pela Faculdade de Agudos, em Gestão de Pessoas e Gestão Empresarial, e defendeu sua dissertação de mestrado em Ciências Empresariais na UFP.
Mestrado no Brasil
O convênio com a UFP (Universidade Fernando Pessoa), que fica na cidade portuguesa de Porto, foi assinado ainda em 2011 e permite aos alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação da FAAG obter o tÃÂtulo de mestre e doutor pela Universidade.
Na prática, as aulas do mestrado ou doutorado podem ser assistidas na FAAG e a defesa da dissertação ou tese ocorre em Portugal. A parceria garante aos estudantes um diploma internacional, reconhecido em toda a Europa, ÃÂfrica, ÃÂsia e Estados Unidos por meio do Acordo de Bolonha. Trata-se de um documento assinado pelos ministros da Educação de paÃÂses europeus e dos continentes africano, asiático e dos Estados Unidos, na cidade de Bolonha, na Itália, que valida os tÃÂtulos adquiridos em instituições de ensino superior da Europa.
“O mestrado e o doutorado são de grande importância na vida profissional na medida em que ampliam as possibilidades na carreira acadêmica. Por outro lado, as pesquisas desenvolvidas nos mestrados e doutorados unem a teoria e a prática, trazendo desenvolvimento e melhorias para a sociedade. E não existe um momento especÃÂfico para cursá-los, uma vez que sempre temos que estar abertos a aprender e a atender as necessidades do mercadoâ€Â, ressalta Marcia Vazzoler, mantenedora da FAAG.
Assessoria de imprensa – Lucien Luiz