< >11/7/2012 – Assessoria de imprensa
< >Até o mês de agosto, cerca de 200 escolas de Luanda, na África, começarão a utilizar o sistema de ensino Inovar, totalmente desenvolvido pela FAAG (Faculdade de Agudos). O material contempla alunos do berçário (3 anos) até o ensino secundário (14 anos), e será inserido gradativamente até 2014.
< >Para cada nível de ensino foi elaborada uma coleção, formada por apostilas, cujos conteúdos seguem toda a estruturação curricular de Angola. “Propomos atividades participativas e criativas, que envolvem as informações de forma prazerosa. O objetivo é fazer com que professor e aluno consigam transformar esse conteúdo em conhecimento efetivo”, ressalta a professora Eliane Delázari, docente da FAAG e coordenadora do Inovar.
< >Entre as coleções desenvolvidas, a Mundo Encantado é destinada ao berçário, a Primeiros Passos à educação pré-escolar, a Conhecer ao ensino primário, e a Aprender e Avançar ao ensino secundário. Até 2014, cerca de 300 mil alunos da rede particular de ensino de Luanda estarão usando o material elaborado pela FAAG.
< >As apostilas contemplam as disciplinas de língua portuguesa, matemática, educação musical, educação física, inglês, ciências da natureza, história e geografia, além de educação moral e cívica. Segundo Eliane, a redação do material passou por adaptações ortográficas, já que a língua portuguesa empregada em Angola apresenta diferenças da utilizada no Brasil.
< >Pesquisa e capacitação
< >O desenvolvimento do sistema Inovar exigiu um trabalho de muita pesquisa. Eliane, que coordenou todo o projeto, visitou pessoalmente as escolas de Luanda, no ano passado, para conhecer o funcionamento da educação e ter um contato mais direto com os professores. Ela também teve contato com toda a documentação da 2ª Reforma do Sistema de Educação implantada no país. “Fiz um estudo aprofundado de como funciona a educação em Angola. Foi uma experiência incrível. A pesquisa in loco foi o que deu sustentação para a teoria até então estudada”, explica.
< >A capacitação para os professores será feita periodicamente. O primeiro encontro aconteceu em maio deste ano, com o tema “O papel do professor: ética, responsabilidades, compromisso e prazer”, ministrado por Eliane. “O feedback foi ótimo, entre uma palestra e outra a procura por mais informações foi intensa, como também as observações sobre pontos relevantes. Os professores angolanos querem aprender, são humildes e estão abertos para construir uma educação melhor, começando pela própria formação”, ressalta a professora.
< >Cerca de 7.500 educadores utilizarão o material e as capacitações para o uso das apostilas já estão sendo elaboradas.
< >Sistema Ideias de Ensino
< >No Brasil, a Faculdade de Agudos desenvolveu o Ideias – Sistema FAAG de Ensino. Assim como o Inovar, o material é formado por apostilas e acessórios pedagógicos, como livros, CDs, suplementos e, no caso da educação infantil, por um alfabetário. Algumas prefeituras já adquiriram o sistema na rede municipal de ensino, como é o caso de Ipaussu.
< >Lucien Luiz