Home Notícias FAAG já oferece curso de libras a professores

< >Assessoria de Imprensa – 28/09/2009

< >Há cerca de três anos a FAAG (Faculdade de Agudos) oferece curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais) a professores, pessoas surdas e interessados em dominar a técnica. A FAAG é uma das três instituições de ensino superior do interior de São Paulo a disponibilizar essa graduação, que hoje começa a ser cobrada em grande parte do País.

< >Nos últimos dias, o juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Bauru, Ubirajara Maintinguer, determinou que as escolas estaduais de Bauru, Arealva e Avaí disponibilizem especialistas em libras para as crianças com deficiência auditiva a partir do ano que vem.

< >A Faculdade de Agudos oferece o curso de Libras da extensão à pós-graduação. A especialização tem uma carga de 614 horas e as disciplinas ministradas se articulam em eixos de fundamentação. O primeiro deles é a formação de intérpretes e tradutores, direcionado a pessoas ouvintes ou surdas, com nível médio ou superior. O segundo eixo consiste na formação de docentes, destinado a professores surdos e ouvintes graduados em curso de licenciatura. O aluno deve ter cursado licenciatura em letras ou pedagogia. O terceiro eixo é reservado à formação de instrutores, recomendado a candidatos surdos e ouvintes que concluíram o ensino médio.

< >A coordenadora do curso, Neiva de Aquino Albres, é mestre em Educação pela UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul), sendo autora de inúmeros livros na área. Todos os professores que ministram aula no curso são mestres e doutores com larga experiência e pesquisas em educação inclusiva.

< >“Abrimos o primeiro curso de formação de intérpretes da região (de Bauru) em parceria com a Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos). Logo de início passamos a oferecer a extensão, formando 50 alunos. No ano de 2007, capacitamos 15 Policiais Civis e Militares e em 2008 oferecemos para a comunidade de docentes da Secretaria Estadual de Educação um curso básico de Libras e outro intermediário para capacitação dos profissionais, visando a qualidade na inclusão de alunos surdos. Em São Paulo, temos duas turmas em andamento, com aproximadamente 60 alunos”, comenta Lúcia Helena Aravéchia de Oliveira, diretora acadêmica da FAAG.

< >Segundo ela, o mercado de trabalho está ampliando o potencial para os profissionais capacitados na área. “O campo de trabalho existe e é extremamente valorizado, visto que apesar da existência da legislação, existem poucos profissionais qualificados”, acrescenta.

< >Hoje, a FAAG oferece certificações em curso de extensão em tradução e interpretação de Libras e ensino de Libras (para alunos que não concluíram a graduação); curso de pós Lato Sensu em Libras: tradução e interpretação de Libras; e curso de pós-graduação em Libras: tradução, interpretação e ensino de Libras.

< >Vagas abertas

< >A FAAG está com vagas abertas para o curso de Libras, nos níveis básico e intermediário, além da pós-graduação.

< >Os interessados devem procurar a secretaria acadêmica da faculdade, localizada na avenida Celso Morato Leite, 1.200, em Agudos. Para o curso de pós é necessário que os interessados tenham conhecimento, pois os alunos passam por uma banca, constituída por profissionais da área.

< >“Consideramos como requisito básico para fazer o curso de especialização, conhecimento intermediário em Libras, ou seja, já tenha condições de desenvolver uma conversação sobre assuntos do dia a dia”, ressalta Lúcia.

<>Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3262-9400 ou pelo site <>www.faag.com.br<>.

<>Lucien Luiz