Home Notícias FAAG leva calor humano ao Abrigo Vicentino de Agudos

Assessoria de Imprensa – 27/08/2007

A FAAG mobilizou alunos e funcionários para promover uma ação social no Abrigo Vicentino de Agudos, onde vivem 42 idosos.

O domingo, 26 de agosto, foi mais animado para todos os moradores da entidade, que mostravam em seus rostos a satisfação de estarem sendo lembrados. Os voluntários da FAAG, em parceria com o Lions Clube, prepararam uma tarde com muitas atividades, incluindo lanche, apresentação de duplas sertanejas, recreação teatral, além de doação de produtos de higiene pessoal.

“Nosso objetivo foi levar um pouco de atenção aos idosos do abrigo, que nem sempre recebem a visita de familiares. Com certeza, essa tarde que passamos com eles foi muito importante para que se sentissem menos sozinhos e esquecidos. Parece pouco, mas gestos como esse fazem a diferença para muita gente”, comentou Viviane Virtuan, coordenadora da iniciativa.

Diferença que foi expressada na alegria que José Carlos Batista não conseguiu esconder, apesar de sua timidez. Ele completou 59 anos de vida, justamente no dia da visita. Batista, que disse ter vindo de São Caetano do Sul, teve direito a bolo e parabéns a você. “Estou muito feliz. Nunca mais vou esquecer esse dia”, disse emocionado. “Esse é o grande propósito da nossa visita aqui (no abrigo), trazer afeto, carinho para os internos. Muitos não são lembrados por suas famílias, sendo que trabalharam a vida toda para sustentá-las, enfrentando qualquer tipo de dificuldade. Se podemos ajudar alguém a ter, pelos menos alguns minutos de alegria, por que não colaborar?”, acrescentou Jacqueline Bauman de Castro, voluntária da FAAG.

De acordo com a assistente social do abrigo, Edna Caputti Leite, a visita foi muito importante para a auto-estima dos idosos, principalmente daqueles que vêem os familiares com menos freqüência. “Com certeza, eles se sentiram lembrados e ganharam mais auto-estima. São pessoas carentes de afeto, que precisam viver com mais intensidade essas experiências”, ressaltou.

Atualmente, dos 42 moradores abrigados na entidade, 24 são homens e 18 mulheres. Todos têm mais de 55 anos de idade. 

Manutenção

Conforme Edna Leite, o Abrigo Vicentino de Agudos é mantido através de subvenções repassadas pela prefeitura municipal, de colaboração financeira de voluntários e também por recursos angariados através de eventos beneficentes.

“A maior parte do dinheiro para manter o abrigo vem dos bingos, da feijoada e da Festa da Independência que realizamos todos os anos”, comentou.

Os idosos são assistidos com roupas, medicamentos, refeições e quartos para repouso. Segundo Leite, os interessados em colaborar com a entidade devem entrar em contato com o setor de telemarketing pelo telefone (14) 3261-1300.

<>O Abrigo Vicentino fica localizado na rua Capitão Francisco Avato, 235, Jardim Santa Cecília, em Agudos.

Lucien Luiz