ÃÂfrica e Europa têm sido as fronteiras que a FAAG (Faculdade de Agudos) tem conquistado nos últimos anos. E o trabalho de ampliação de parcerias continua. Entre os dias 25 e 27 de novembro, a diretoria da Faculdade recebe uma comitiva do governo de Moçambique, no campus, em Agudos, para discutir sobre práticas de educação e apresentar uma proposta pedagógica especÃÂfica para o paÃÂs.
A FAAG desenvolve desde 2010 o projeto de Sistema de Ensino Inovar, que está sendo implantado em Luanda, capital de Angola, gradativamente. Até o ano que vem, cerca de 10.000 educadores utilizarão o material, que contempla alunos do berçário (4 meses de idade) até o ensino secundário (15 anos).
“A ideia é expandir nossos projetos e consultorias em educação na ÃÂfrica. Por isso, vamos apresentar neste encontro nossa estrutura e propostas para Moçambique. São conversas iniciais, justamente para estreitar o relacionamento a fim de tornar nossos projetos possÃÂveis naquele paÃÂsâ€Â, explica André Cortucci, gerente administrativo da FAAG.
A visita, na próxima semana, contará com a presença do ministro da Educação de Moçambique, Augusto Jone, do diretor nacional do Ensino Secundário, Ivaldo Quincardete, e da diretora nacional do Ensino Primário, Antuia Mogne Soverano. Também estarão presentes, representantes do gabinete presidencial do governo moçambicano.
Ensino expandido
No continente africano, a FAAG atua há seis anos com pós-graduações e consultorias destinadas a vice-governadores, chefes de governo de Angola e a empresas locais. O mesmo corpo docente que leciona no campus de Agudos ministra as aulas na ÃÂfrica. A Faculdade também recebe alunos angolanos para cursar o ensino superior.
Desde 2012 a FAAG tem convênio com a Universidade Fernando Pessoa, localizada em Porto, Portugal. A parceria permite aos seus alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação, assim como a outros interessados, a obter o tÃÂtulo de mestrado ou doutorado pela universidade portuguesa.
Cabo Verde
Entre os dias 13 e 17 de Outubro, a mantenedora da FAAG, Márcia Regina Vazzoler, esteve em Praia, capital de Cabo Verde, na ÃÂfrica, para apresentar a proposta do sistema de ensino desenvolvido pela FAAG. Durante o encontro, se reuniu com o ministro das Relações Exteriores de Cabo Verde, Jorge Alberto da Silva Borges, com a ministra de Educação e Desporto, Fernanda Marques, e com as coordenadoras do ensino fundamental e médio, Margarida Santos, e da educação infantil, Teresa Lima.
Lucien Luiz – Assessoria de Imprensa