Faculdade de Agudos realiza Projetos Sociais

Correio Regional de Agudos – 04/11/2006

Uma das características que diferencia a FAAG das outras faculdades da região é a sua vocação para desenvolver projetos sociais. Além de prezar pela qualidade do ensino, ensina seus alunos a desenvolver pesquisa científica envolvendo-os na realidade social de nosso país. A FAAG une educação e trabalho como base de uma ação social sem distinção de raça, credo ou segmento político no atendimento às famílias, crianças, adolescentes e população em geral que possam estar em situação de risco social e pessoal ou não. De forma global, a missão da FAAG é contribuir para o desenvolvimento sustentado de Agudos e região e para o bem estar e a qualidade de vida da população de seu entorno, através da formação de recursos humanos de alta competência, empreendedores, promotores de mudança e socialmente responsáveis; e do desenvolvimento e da disseminação da cultura e do conhecimento em um ambiente dinâmico de pesquisa e de criação. Dentre os projetos desenvolvidos temos:

Projeto de inclusão digital que é realizado através de parceira com a com a Diretoria de Promoção Social da Prefeitura Municipal de Agudos. O objetivo geral do projeto é garantir a inclusão digital às crianças e adolescentes que freqüentam o Projeto Crescendo Juntos, através da oferta de Cursos Básicos de Informática, realizados no Laboratório da FAAG. O projeto vem atendendo cerca de 200 crianças e adolescentes tem sua continuidade assegurada.

Projeto Libras: Programa de Assessoria Pedagógica a Estudantes com Dificuldades de Aprendizagem tem como objetivo principal oferecer suporte pedagógico a estudantes da rede pública do ensino fundamental que apresentem dificuldades de aprendizagem. É desenvolvido em parcerias com as Escolas Públicas de Agudos, através do trabalho de alunos e professores do curso de Pedagogia.
Projeto Família de Presidiários é um projeto de pesquisa e extensão e tem como missão intervir, através de equipe interdisciplinar, em famílias em situação de risco social, visando resgatar a saúde integral, auto-estima e cidadania, tendo como objetivo principal à inclusão social, através de um diagnóstico sócio-econômico das famílias de presidiários, englobando 500 famílias da Comarca de Bauru, estimado 2.166 pessoas, afim de mapear as condições de vida das mesmas e desta maneira identificar bolsões de pobreza, a partir de questionário fechado contemplando questões sobre saúde, educação, inserção no mercado de trabalho, condições de moradia, renda, vitimização e auto-estima.

Administrador Jr. que tem como proposta dar formação empreendedora à 200 adolescentes de 12 a 16 anos de idade, oferecidas na FAAG, que dispõe de estrutura física como laboratório de informática com 30 computadores, salas de aula, espaço para recreação e biblioteca, vai contribuir para a recuperação destes adolescentes que por muitas vezes seguem o mesmo caminho do familiar que está preso por falta de oportunidade. Este é o momento de mostrarmos para estes adolescentes que há outros caminhos a serem seguidos, pois após receberem a qualificação, terão capacidade de competir por empregos no mercado de trabalho. Espera-se com esse projeto que ao final de um ano, pelo menos 60% dos adolescentes de 14, 15 e 16 anos de idade saibam de seus direitos e deveres enquanto cidadãos e se coloquem no mercado de trabalho ocupando funções administrativas preferencialmente.

Formação do Cidadão e Geração de Renda tem como objetivo dar formação às mulheres das famílias de presidiários maiores de 18 anos sobre Direitos Humanos e Cidadania e oferecer cursos de capacitação profissional de acordo com a vocação identificada na pesquisa sócio-econômica realizada na primeira fase. Serão cursos profissionalizantes a serem oferecidos na FAAG pelos alunos pesquisadores capacitados para tais cursos como: customização de roupas, aproveitamento de alimentos, artesanato, informática, reciclagem de lixo entre outros. Desta maneira pretende-se dar formação para as esposas e ou companheiras dos presidiários para que as mesmas busquem o autosustento e saibam de seus direitos perante a justiça.

Brinquedoteca no Presídio tem como finalidade estabelecer a relação entre a família no momento da visita das crianças aos pais presos tornando-a menos traumática, além de proporcionar às crianças o aprendizado através da brincadeira. A maioria dessas crianças não tem acesso aos brinquedos enquanto que as escolas disponíveis à essa clientela nem sempre estão estruturadas para acolhê-las. A violência contra as crianças se generaliza, falta qualidade de vida, falta organização e relacionamento familiar. Percebe-se nessas crianças dificuldades em aproximar-se da sociedade vigente provocadas por fatores históricos socioeconômicos e culturais. A criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem o seu impulso natural de curiosidade através dos jogos e brinquedos; a criança adquire habilidades para resolver situações do dia-a-dia, em que vive, proporcionando autoconfiança, conhecimento e conseqüentemente, independência. As atividades que fazem uso do lúdico ajudam a criança a organiza-se de forma prazerosa, proporcionando-lhe momentos de análise, de lógica, de percepção sensorial que leva a uma aprendizagem espontânea. Esta será uma contribuição de grande valia para o desenvolvimento social da criança em questão, favorecendo o seu relacionamento com os pais encarcerados e tornando diminuto o impacto de estarem dentro do presídio.

Espera-se com o Projeto Família de Presidiários o fortalecimento do vínculo faculdade-comunidade; a promoção do desenvolvimento infantil graças ao favorecimento das aprendizagens decorrentes do brincar e a promoção de cidadania e transformação social. Todo o processo será desenvolvido por alunos pesquisadores dos cursos de graduação da FAAG, orientados por acadêmicos.

A preocupação da FAAG com a responsabilidade social abriu espaço para o 1o FAAG CIDADANIA, evento a ser realizado no dia 05/11 (Domingo) a partir das 10h, evento este aberto à comunidade e conta com apoio de diversos setores da sociedade, entre eles Prefeitura Municipal de Agudos, Secretaria de Saúde de Agudos, Entidades Assistenciais, Embeleze Cabeleireiros, Poupatempo, Agudos Jr (Empresa Jr da FAAG), OAB, entre outros serviços gratuitos para a população.

A Faculdade de Agudos (FAAG) está com inscrições abertas para processo seletivo 2007. As provas serão realizadas no domingo dia 12 de novembro, na nova sede da instituição, em Agudos. O processo inclui prova de conhecimentos gerais e de redação. Inscrições podem ser feitas até 10 de novembro pelo site, na sede da FAAG ou também na Multskema Cursos. Para quem procura pós-graduação na área de Ensino do Direito, Educação Especial, Gestão Pública e do Terceiro Setor e Gestão Empresarial passa a ter novas opções a partir do próximo ano na FAAG. A instituição já abriu inscrição para as especializações nestas áreas.

No processo seletivo 2007 para os cursos de graduação a FAAG oferece vagas para Administração no período noturno, com habilitação em Administração Geral; Pedagogia diurno e noturno, habilitações em Gestão Escolar e Educação Especial; e Turismo noturno, com ênfase em Ecoturismo. Todos com duração de quatro anos.

Os cursos de Administração e Turismo da FAAG obtiveram conceito A do MEC para Corpo Docente, Coordenação do Curso e Projeto Pedagógico. Já o curso de Pedagogia obteve conceito global B. O ranking avalia a qualidade do ensino superior no Brasil, levando em conta critérios como corpo docente, instalações e programas.

O valor da inscrição para o processo seletivo dos cursos de graduação é R$ 15,00. Maiores informações também podem ser obtidas pelo fone (14) 3262-9400 ou no site da faculdade www.faag.com.br.

Pós-graduação

Os novos cursos de pós-graduação da FAAG – dois de especialização Lato Sensu e dois MBAs – visam oferecer opções diferenciadas para os profissionais da região, por isso o foco em Direito, Educação, Gestão Pública e Gestão Empresarial. São cursos com duração de um ano e meio, com aulas quinzenais aos sábados, das 8 às 18h, e carga horária total de 460 horas. Todo conteúdo programático é dividido em módulos.

A especialização em Ensino do Direito é composta por matérias como Estratégias Inovadoras Aplicadas ao Ensino do Direito Penal, ao Ensino do Direito Administrativo, de Direito Constitucional e de Direito Civil, além de Didática e Legislação do Ensino Superior, Psicologia da Educação, Sociologia do Direito, Ética, Ensino à Distância e Metodologia.

Montada com corpo docente altamente qualificado ligado à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a especialização em Educação Especial foca desde os aspectos sociológicos da Educação Especial e Políticas Públicas de Inclusão a Corpo, Movimento e Sexualidade. Os MBAs em Gestão Pública e Gestão Empresarial visam atualizar e capacitar o profissional para a administração consciente, comprometida e amparada nas modernas técnicas de negócios no mundo empresarial particular e público.

Informações e inscrições para os programas de pós-graduação da FAAG também podem ser obtidas pelo site. A inscrição para o curso de Pós-Graduação é gratuita. É necessário curriculum vitae, certificado de conclusão e histórico escolar da graduação e uma foto 3×4.