Fórum Regional discute Meio Ambiente

Jornal da Cidade – 10/03/2007 – Politica

Evento, que será realizado em Jaú e Agudos, na próxima sexta-feira vai discutir diretrizes da Educação Ambiental.

Transformar as cidades da região em Municípios Educadores Sustentáveis (MES): este é o objetivo do 1o Fórum regional de Educação Ambiental, que será realizado na próxima sexta-feira, às 8h, na Câmara Municipal de Jaú, e às 15h no auditório da Faculdade de Agudos (Faag). A intenção é discutir as diretrizes regionais da educação ambiental, como alicerces para o desenvolvimento sustentável.

O evento, que será realizado em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, é uma iniciativa do deputado federal José Paulo Toffano (PV), que pretende colocar a discussão ambiental em pauta nos municípios da região. Na ocasião, além do MES, será apresentado o Programa Nacional de Educação Ambiental (Pronea), ambos programas do governo federal.

De acordo com Toffano, o diretor do Pronea Marcos Sorrentino será palestrante no evento. O deputado explicou que o fórum servirá para que prefeituras da região conheçam os programas do governo federal na área de meio ambiente para que possam ser implantados nos municípios.

Entre os programas está o projeto Sala Verde, que consiste no incentivo à implantação de centros de informações ambientais. A iniciativa oferece às comunidades acesso a informações ambientais, atividades e eventos de caráter ecológico e cultural, entre outras ações e processos educacionais.

A perspectiva do projeto é potencializar espaços, estruturas e iniciativas já existentes em diversas instituições, como órgãos públicos (municipais, distritais, estaduais e federais), privados e do terceiro setor.

Segundo Toffano, para implantar a Sala Verde a prefeitura precisa apenas ceder o espaço, e o governo federal cede os materiais didáticos. “É uma forma de fazer com que os municípios valorizem o meio ambiente e ajudem a educar os cidadãos”, comentou.

Outro aspecto do Fórum é ajudar as prefeituras a obterem recursos federais para áreas específicas.

De acordo com Toffano, há diversos programas federais com destinação de recursos para os municípios, que nem sempre são de conhecimento dos prefeitos. “Com esses encontros, poderemos desburocratizar o acesso a esses recursos, através de metas e projetos do Ministério do Meio Ambiente”, salientou.

Serviço

1o Fórum Regional de Educação Ambiental, dia 16 de março, na Câmara Municipal de Jaú, às 8h, e no Auditório da Faculdade de Agudos, às 15h. Informações: (14) 3262-9409.

Marcelo de Souza