Home Notícias Inscrições para o Enem prosseguem até dia 15 de junho

8/6/2012 – G1 com assessoria de imprensa

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já estão abertas. Os interessados podem se inscrever no programa até 23h59 do dia 15 de junho, no horário oficial de Brasília. O exame, no ano passado, teve 5,4 milhões de inscritos. As inscrições para o Enem custam R$ 35,00 e devem ser pagas até o dia 20 de junho, por meio de guia de recolhimento da União (GRU) simples, gerado no ato de inscrição. Caso contrário, a inscrição não será confirmada.

A nota do Enem pode ser utilizada para o ingresso do participante em universidades públicas, por meio do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Também servirá para que o estudante se beneficie do Programa Universidade para Todos (ProUni), obtenha o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) ou participe do programa Ciência Sem Fronteiras. Além disso, os participantes maiores de 18 anos que ainda não terminaram a escolarização básica podem participar do Enem e pleitear a certificação no ensino médio junto a uma das instituições que aderirem ao processo – secretarias estaduais de educação, os institutos federais e os centros federais. A lista das instituições certificadoras está no edital do Enem 2012.

Mudanças

Entre as mudanças para a edição deste ano do programa, estão a correção da redação, que passa a ter mais mecanismos de controle, e a nota mínima para certificação de conclusão de ensino médio, que passa de 400 para 450 pontos em cada área do conhecimento. Na redação está mantido o mínimo de 500 pontos.

Aplicação das provas

As provas serão aplicadas nos dias 3 e 4 de novembro, em todo o País, a partir das 13h, no horário de Brasília. No primeiro dia, serão realizadas as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, com duração de quatro horas e meia. Já no domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer as provas de matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e redação. O gabarito está previsto para o dia 7.

O resultado final do exame estará disponível para os estudantes no dia 28 de dezembro.