Home Notícias Jornada Pedagógica termina com recorde de público

< >Assessoria de Imprensa – 24/10/2009

< >Mais de 500 pessoas, entre professores, educadores, estudantes e convidados participaram da Jornada Pedagógica da FAAG, realizada entre 19 e 23 de setembro, abordando o tema “Formação de professores e globalização: aspectos teóricos-práticos”. Durante os cinco dias de evento o público compareceu em massa às atividades oferecidas, que incluiu palestras, minicursos e oficinas.

< >“Foi a primeira vez que a Jornada Pedagógica da FAAG conseguiu lotar a casa todos os dias. Atribuo isso à organização, mas também à parceria com a Prefeitura de Agudos, que trouxe os professores da rede para se reciclar conosco”, destaca o professor Wagner Antônio, um dos organizadores da Jornada.

< >Na opinião dele, o evento deste ano foi um grande avanço para a faculdade e também para o curso de Pedagogia. “Conseguimos realizar uma Jornada de peso, que contribuiu demais na formação dos participantes. Tanto é que durante toda a semana percebemos a presença de um público fiel, que acompanhou toda a programação do começo ao fim. Acredito que o dever foi cumprido e a FAAG e o nosso curso de Pedagogia ganharam muito em termos de compromisso com a educação e os educadores”, acrescentou Wagner.

< >Na última sexta-feira (23), a Jornada foi encerrada com palestra sobre “Formação de professores: inovadora e empreendedora”, ministrada pela professora Mara Alice Fernandes de Abreu, da Unesp. Antes da apresentação, o público pôde conferir a performance da Companhia de Dança de Piratininga.

< >Entrevista

<>‘Professor não pode ser acomodado’

< >A professora Mara Alice Fernandes de Abreu, que ministrou a última palestra da Jornada de Pedagogia 2009 da FAAG, falou da importância do professor de hoje se libertar da educação tradicionalista, que consiste apenas em repassar o conteúdo ao aluno, sem levá-lo à reflexão. Confira a seguir alguns trechos da entrevista concedida à assessoria de imprensa da FAAG.

<>Hoje, como o educador deve se preparar para ensinar?
Mara Alice:
Infelizmente, nos dias de hoje, grande parte dos professores ainda exerce a educação tradicionalista, que consiste apenas em repassar conteúdos e nada mais. É preciso muito mais do que isso para educar. Os professores têm de se ater a práticas de ensino que levem o alunos à reflexão, ao pensamento crítico. O educador precisa propor sua própria teoria e não apenas repassar conteúdos. Ele não pode se acomodar nunca.

<>Esse modelo de educação inovadora e empreendedora ainda está muito aquém no Brasil?
Mara Alice:
Essa tentativa de mudança da educação tradicionalista para a inovadora existe há décadas e ainda hoje essa ruptura não aconteceu. Posso dizer que esse modelo já é buscado por muitos professores e instituições de ensino, embora a adesão ainda não esteja no patamar ideal.

<>E de quem é a culpa pela educação deficiente e desprovida de criticidade que o Brasil adota em seu sistema de ensino?
Mara Alice:
De todos, incluindo governo, faculdades e os próprios alunos. A busca pelo conhecimento crítico tem de ser um esforço de todos os envolvidos com a educação. O saber é uma ferramenta que sempre deve ser perseguida por todos os envolvidos com o meio educacional. O professor não pode ser acomodado.

<>Lucien Luiz