André Cortucci avançou que para além de Luanda e Benguela a faculdade vai chegar às provÃÂncias do Huambo, e Cabinda para o presente ano académico, para tal já foram abertas as inscrições em mestrados para os cursos de Ciências Empresariais, Gestão Escolar.
Segundo ele, as aulas do mestrado e doutoramento são leccionadas de forma presencial e em Angola os professores deslocam-se ao paÃÂs para leccionarem os módulos, entretanto, apenas a defesa da dissertação para o mestrado e a defesa de tese para o doutoramento acontece em Portugal. “Oferecemos aos angolanos o mesmo Mestrado oferecido aos Brasileiros, todo o quadro de professores é composto exclusivamente por mestres e doutores e possuem grande experiencia na área em que actuam†Quanto aos alunos, estes, sentem-se satisfeitos pelo facto de terem tido contacto directo com realidade empresarial internacional e colocar em prática tudo aquilo que aprenderam nas salas de aulas ao longo dos 17 meses de formação.
O estudante, Abel Bengue, da provÃÂncia de Benguela, uma dos beneficiários do estágio organizado pela FAAG disse o perÃÂodo que durou o estágio foi benéfico em termos académicos e no que concerne a questão profissional foi um ganho. O estudante disse ainda que para além dos custos da viagem todo o resto foi positivo, conseguiu neste estágio aprender de forma pratica e com profissionais na área de gestão empresarial.“Neste Ano tive a oportunidade de aprender de forma prática e com profissionais da área de gestão empresarial, aspectos essenciais para o sucesso de organização, o que não seria possÃÂvel se ficássemos apenas pela teoriaâ€Â.
Lourenço Pascoal, mestrando do curso de Gestão Empresarial com foco em pessoas, explicou-nos, que o grupo viajou para o Brasil e esteve alojado na cidade de Bauru, interior de S.Paulo. Bauru é também chamada de “coração de S.Pauloâ€Â.
O estágio teve a parte teórica em aulas no perÃÂodo da manhã e a prática no perÃÂodo da tarde, com visitas a empresas e Instituições nos diferentes pontos do Estado de S.Paulo. Para o estudante, as visitas mais marcantes foram àBio Mecânica, empresa do ramo de fabricação de próteses com tecnologia de ponta, conheceu os processos que envolvem concepção e também de logÃÂstica, onde recebeu a informação de que a mesma já está representada em Angola na provÃÂncia do Huambo.
Na cidade de Jau, os alunos visitaram a Fatec – Faculdade Tecnológica de Jahu, a fábrica de calçados Mulher Brasil, o território do calçado em Jau um shopping com mais de 200 lojas de venda de calçados principalmente feminino. Em Bauru conheceram os meandros do Porto Seco da cidade, a Brado logÃÂstica, que implementou o novo conceito de transporte de contentores no Brasil e MERCOSUL, com a intermodalidade ferroviária, modal que integra armazenamento, distribuição, transporte ferroviário, rodoviário e marÃÂtimo. Segundo o mestrando, o estágio foi proveitoso porque os alunos tiveram a oportunidades de questionar e interagir com diferentes gestores de grandes corporações, conhecer o funcionamento das mesmas e os processos e procedimentos inerentes àGestão das mesmas. Quanto á escolha da instituição, o estudante aponta a facilidade que a FAAG dá aos estudantes para fazerem o curso em um ano visto que nesta fase 90 por cento dos estudantes angolanos são trabalhadores e que não dispoem de muito tempo para fazer mestrados e doutoramento por 2 ou 3 anos.
Quem partilha da mesma satisfação é o estudante Antero Maluvo, do curso de Gestão Empresarial, para ele, a escolha da instituição foi pelo facto da mesma oferecer certificação internacional o que garante emprego e respeito por parte das intuições no acto de selecção para uma vaga de emprego.
Quanto ao estágio, o jovem aponta como sendo um dos elementos principais para a conclusão do curso “Nós tivemos contacto com empresas estrangeiras e profissionais com quem dividimos opiniões e aperfeiçoamos os conhecimentos adquiridos de forma teórica\”.
Em 2011, a Faculdade assinou convênios com a UFP, permitindo aos seus alunos e ex-alunos de graduação e pós-graduação, assim como a outros interessados, obter o tÃÂtulo de mestrado ou doutorado pela universidade portuguesa. Na prática, as aulas do mestrado ou doutorado podem ser assistidas na FAAG e a defesa da dissertação ou tese ocorre em Portugal.
A parceria garante aos estudantes um diploma internacional, reconhecido em toda a Europa, ÃÂfrica, ÃÂsia e Estados Unidos por meio do Acordo de Bolonha.
Autor: Iracelma Kaliengue
Fonte: Semanário Económico – Luanda/Angola – Ano IV – Nº 232