Jornal da Cidade – 16/03/2007 – Regional
As prefeituras da região de Bauru vão ter a oportunidade hoje de conhecer projetos do Ministério do Meio Ambiente (MMA) que podem ser implantados nos municípios. A iniciativa está sendo intermediada pelo deputado federal José Paulo Tóffano (PV). Agudos e Jaú recepcionam Marcos Sorrentino, diretor do Programa Nacional de Educação Ambiental do MMA, para o 1.º Fórum Regional de Educação Ambiental.
Sorrentino vai falar do acesso a programas como o Municípios Educadores Sustentáveis (MES) e o Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA).
Tóffano explica que o objetivo dos encontros é divulgar os projetos e trazer sugestões locais para complementar as propostas. O deputado acrescenta que, na condição de membro da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal, é um dos responsáveis pela elaboração de políticas que ajudem as cidades a se desenvolverem de forma sustentável.
Como parte de seu projeto de incentivo à educação ambiental, o deputado anuncia que foi o responsável direto pela disponibilização, por parte do governo, de uma verba de R$ 150 mil, o suficiente para que a primeira parte do projeto Municípios Educadores Sustentáveis (MES) já possa ser implantada em, pelo menos, 20 cidades. “Eu demovi o deputado Jovino Cândido a acrescentar essa verba nas emendas orçamentárias para que o projeto já possa funcionar na região”, afirma.
Entre os processos educacionais disponíveis pelo MMA destaca-se o Programa Coletivos Educadores, uma estratégia de trabalho em que instituições de caráter ambiental se unem para promover ações de educação ambiental em determinada unidade territorial.
De acordo com Sorrentino, um dos meios para o desenvolvimento dessas ações é o Programa Municípios Educadores Sustentáveis (MES), que já conta com 20 cidades com o termo de compromisso já assinado e outras 50 ainda em processo de adesão. “Há toda uma sistemática proposta para a adesão dos municípios, que não permite que eles entrem de cara no programa. Há uma série de compromissos que as cidades precisam cumprir para que sejam credenciadas como Municípios Educadores Sustentáveis”.
Serviço
1.º Fórum Regional de Educação Ambiental hoje, a partir das 8h, na Câmara Municipal de Jaú e a partir das 15h no Auditório da Faculdade de Agudos (FAAG).