Assessoria de Imprensa – 15/04/2009
As mais de 80 crianças atendidas pelo Papi (Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado) poderão, a partir do mês de abril, contar com aulas de xadrez.
O programa foi contemplado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Agudos com uma verba de R$ 2.950,00. O valor será usado para comprar todos os materiais necessários, como tabuleiros, peças e relógios, além de uma máquina fotográfica digital e uma impressora.
Junto com o Papi, outros três projetos de cunho social de Agudos foram selecionados pelo conselho para serem contemplados com a verba.
De acordo com o professor e coordenador do Papi, Wagner Antonio Júnior, neste primeiro momento os monitores do projeto serão treinados a ensinar xadrez aos alunos. Segundo ele, a prática será uma ferramenta a mais e fundamental para o melhor desenvolvimento das crianças e adolescentes atendidos pelo programa.
“As crianças que atendemos chegam com defasagem de aprendizado e um déficit muito grande em raciocínio lógico matemático. E o exercício do xadrez potencializará essa capacidade. Além disso, será uma atividade que somará com as aulas de dança e informática que o Papi já oferece”, diz.
Cerca de 80 crianças e adolescentes, entre 7 e 14 anos, são atendidos pelo programa. Todos têm acesso, se necessário, a atendimento psicológico e social.
Lucien Luiz