Home Notícias Professor precisa unir teoria e prática, elertam educadores

< >Assessoria de Imprensa – 20/10/2009

< >A formação do professor foi o tema da primeira mesa redonda da Jornada de Pedagogia, que começou nesta segunda-feira (19), na FAAG. As palestrantes e debatedoras, Maria do Carmo Kobayashi e Lígia Márcia Martins, defenderam a ideia de uma formação baseada em teoria e prática. Uma fórmula, segundo elas, indispensável para se obter educadores críticos, politizados e preparados suficientemente para cumprir o papel de formar e educar.

< >“É preciso entender que teoria e prática se complementam. Portanto, o professor precisa disso para conseguir uma boa formação. Mas tenho que dizer também que há falta de interesse do governo nesta questão. Afinal, permitem-se cursos de Pedagogia à distância. Isto é incabível. Por que não se oferece Medicina à distância, Odontologia? Infelizmente, o professor é desprestigiado no Brasil”, criticou Kobayashi.

< >Seguindo a mesma linha de raciocínio, Martins criticou a falta dessa simbiose entre teoria e prática nos cursos de graduação de Pedagogia do País. “É o alinhamento dessas duas ferramentas que vai permitir um desempenho eficaz do educador. Hoje, o que mais sinto falta nos cursos de Pedagogia no Brasil é de investimento em teoria. É ela que vai permitir e abrir caminho para uma boa prática. Ainda estamos muito aquém dessa necessidade”, destacou.

< >E aos graduandos de Pedagogia, a educadora deixou uma orientação: “Que se preocupem, principalmente, com a sua formação. É a qualidade do conhecimento que abrirá portas no mercado de trabalho. É nisso que esses universitários têm de apostar”, enfatizou.

< >A Jornada Pedagógica da FAAG, que foca neste ano a “Formação de professores e a globalização: fundamentos teóricos-práticos”, segue até sexta-feira (23) com oficinas, minicursos e palestras. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (14) 3262-9400.

< >Lucien Luiz