Assessoria de Imprensa – 25/09/2007
Dez alunos do projeto “Administrador Júnior”, da FAAG, participaram entre os dias 22 e 23 de setembro da terceira edição do Congresso Juvenil Lwart/Lwarcel, em Lençóis Paulista. O evento tem o objetivo de formar líderes para o mercado de trabalho e ocorre uma vez por ano.
A FAAG marcou presença como convidada, conforme a professora Márcia Elaine da Silva Almeida, que coordena o “Administrador Júnior”. De acordo com ela, a empresa reservou dez vagas aos alunos do projeto por conta das iniciativas de cunho social que a faculdade vem desenvolvendo.
“O grupo tomou conhecimento desses trabalhos, ficou muito interessado e, por conta disso, nos concedeu esse convite. Nós, sabendo da importância desse evento para nossos alunos, aceitamos prontamente”, ressalta Márcia Elaine. Os alunos da FAAG assistiram a um vídeo motivacional e a uma peça de teatro que abordou as novas profissões que estão surgindo no mercado. Em seguida, conferiram outra produção com o depoimento de seus pais, dizendo o que esperam do futuro profissional dos filhos.
“Foi uma atitude que sensibilizou muito os alunos, porque uma das principais dificuldades desses jovens é o relacionamento familiar”, comenta Márcia Elaine. Os participantes foram divididos em grupos, entre os quais debateram seus sonhos, problemas e maneiras para atingir os objetivos almejados. As conclusões dessa atividade foram apresentadas no domingo, dia 23, entre todos os participantes.
Ainda no mesmo dia, conferiram uma palestra com o professor Roberto Carlos Ramos, ex-menino de rua. Ele ficou detido na Fundação Casa – antiga Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) – entre os 7 e 13 anos de idade. Por falta de condições financeiras e de uma base familiar sólida, passou boa parte de seus primeiros anos de vida fora de casa. Hoje, pode ser chamado de vencedor. Conseguiu se graduar em pedagogia, obter o título de mestre em educação pela Universidade de Campinas (Unicamp), além de ser pós-graduado em literatura infantil pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-MG) e membro da Associação Internacional dos Contadores de Histórias e Valorizadores da Expressão Oral Mundial, sediada em Marselha (França). Em 2001, foi eleito como um dos dez maiores contadores de histórias da atualidade em Seattle, nos Estados Unidos.
“O resultado para os alunos foi fantástico, porque são jovens do bem que, além de oportunidade, precisam muito mais exteriorizar seus problemas num ambiente adequado, como foi o Congresso da Juventude. Todos ganharam, principalmente porque superaram seus desafios e barreiras durante o evento, conseguindo participar de todas as atividades com desinibição e de uma forma muito atuante”, avalia Márcia Elaine.
O grupo da FAAG foi constituído por Natália Santos Siroma, Mayara Regina Soares, Graziele Aparecida Moreira da Silva, Flávia Olívia de Mattos, Alessandra dos Santos Prata, Jéssica Franciele da Silva, Robert Bello, Gilce Ferreira da Rocha, Francine Brito Pereira, Rafael Martinez Pereira e Aline Luana Jacinto.
<>Administrador Júnior
O projeto “Administrador Júnior”, da FAAG, é uma iniciativa que começou em junho deste ano, com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho. A proposta contempla apenas adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, que ainda não têm experiência profissional.
“A intenção é torná-los aptos ao primeiro emprego, oferecendo noções de informática, língua portuguesa, matemática e abordando assuntos da atualidade”, informa a professora Márcia Elaine da Silva Almeida, que coordena o projeto.
Ainda de acordo com ela, os participantes recebem noções sobre recursos humanos (RH), marketing, contabilidade, produção, administração financeira e administração em geral. E como atividade de lazer, praticam capoeira e dança.
Hoje, o projeto atende 154 adolescentes, os quais foram indicados pela Legião Mirim de Agudos. “Nossa meta é colocar 80% dessa demanda no mercado de trabalho, com qualificação e responsabilidade”, ressalta Márcia Elaine.
Lucien Luiz