Projeto de Apoio Pedagogico Informatizado – PAPI

Agudos – 14/04/2007 – Jornal da Cidade de Agudos

A Faculdade de Agudos (FAAG) preocupada em valorizar crianças e adolescentes do município de Agudos que se encontram em situação de risco social resolveu, por meio de seu Projeto de Apoio Pedagógico Informatizado (PAPI), complementar um projeto social já existente no município de Agudos e desenvolvido pela Diretoria de Promoção Social denominado “Crescendo Juntos”.

São atendidas, atualmente, pela Diretoria de Promoção Social em seu projeto “Crescendo Juntos”, cerca de 230 crianças e adolescentes entre 7 e 15 anos de idade pertencentes à famílias de baixa renda. Estas crianças e adolescentes participam no projeto “Crescendo Juntos” de atividades de reforço pedagógico em horário oposto ao escolar formal o que lhes proporcionam ampliar seus universos educacional, cultural e social.

Desta forma, tendo por objetivo potencializar essas atividades desenvolvidas pela Diretoria de Promoção Social do município de Agudos, a FAAG disponibilizou suas instalações e passou a oferecer a estes jovens além de apoio pedagógico/educacional (utilizando como principal ferramenta a informática), também atividades de dança e de capoeira com professores de educação física que explicam, a cada atividade realizada, a essência destas artes numa justaposição entre a teoria e a prática.

A FAAG recebe estes jovens (cerca de 230) em seu laboratório de informática nos períodos matutino e vespertino. Os alunos são divididos por idade e por turma sendo atendidos de segunda à quinta-feira.

As aulas de informática são ministradas por alunos bolsistas dos cursos de graduação em Pedagogia e Administração da FAAG sob a orientação de um professor responsável. São oferecidos jogos pedagógicos para que estas crianças e adolescentes aprendam brincando conceitos de matemática, português, história, geografia, conhecimentos gerais, entre outros. As crianças se sentem motivadas a aprender diante do computador, equipamento que muitos nunca haviam tido contato. Não obstante, sempre acompanhados por um monitor, estes jovens acessam também a internet e navegam por vários sites instrucionais. Ou seja, além de apoio escolar a FAAG proporciona também a inclusão digital destas crianças e adolescentes.

Afinal, é importante se ter claro que o contingente de crianças em situação de vulnerabilidade agrava diretamente os processos de integração social e, em algumas situações, fomenta o aumento da violência e da criminalidade. Dessa maneira, é necessário fortalecer o capital social e cultural destas crianças e adolescentes por meio de projetos que viabilizem a sua inserção na sociedade.

Contudo, infelizmente, ainda subsiste na sociedade uma visão marginalizadora e preconceituosa em relação às crianças e aos adolescentes pobres cujo fracasso escolar, na maioria dos casos, se relaciona com a desestruturação da conjuntura familiar, das más condições de moradia, da falta de cultura, de carência social e afetiva, do déficit lingüístico e da desnutrição. Na sociedade brasileira a criança e o adolescente não são valorizados de maneira uniforme. A valorização está ligada à sua situação de classe social, e mesmo no interior das próprias classes sociais as crianças e os adolescentes são vistos diferentemente segundo a sua localização na estrutura sócio-econômico-cultural. Por isso, cabe a sociedade uma efetiva sensibilização objetivando o entendimento de que o jovem de hoje será a liderança de amanhã.

Neste sentido, a FAAG, ao desenvolver o projeto PAPI em parceria com a Diretoria de Promoção Social em seu projeto “Crescendo Juntos”, estimula e promove a emancipação social e cultural destes jovens de baixa renda resgatando sua dignidade, respeito, liberdade, convivência comunitária e cidadania.

Prof. Dr. Marcelo José Araújo
Coordenador Projeto PAPI-FAAG