Assessoria de Imprensa – 05/09/2007
Empregabilidade foi o tema do segundo dia da 5.ª Semana de Administração da FAAG. O diretor do Grupo Lwart, de Lençóis Paulista, Ricardo Salaro Neto, ministrou palestra sobre o assunto para uma platéia que ultrapassou a marca de 200 pessoas. Entre os aspectos abordados, o empresário foi incisivo na questão sobre como se tornar atraente para o mercado de trabalho. A principal característica, segundo ele, é ser capaz de transformar o conhecimento adquirido em realizações.
Em entrevista à assessoria de imprensa da FAAG, Ricardo comentou um pouco mais sobre o tema. Confira.
<>Quais são os princípios básicos da empregabilidade?
Ricardo: Trata-se de um tema bastante abrangente, que precisa ser discutido sempre dentro de um contexto. Ser um profissional empregável depende de uma série de fatores, que seriam cinco competências básicas: conhecimento, capacidade emocional, habilidades comportamentais eficientes, capacidade intelectual e capacidade física. O emprego exige das pessoas um esforço bastante grande, a necessidade de estar preparado não só para o trabalho, mas também para a vida. Portanto, precisamos buscar essa questão do equilíbrio, entre o trabalho e a vida particular, que exige muito das pessoas em termos de saúde.
<>Então, essas cinco competências tornam uma pessoa empregável?
Ricardo: Se ela conseguir trabalhar e desenvolver essas competências de forma equilibrada, com certeza vai estar mais valorizada para o mercado de trabalho. Será alguém que vai estar apto a preencher espaços e a ocupar posições dentro do mercado.
<>Essa fórmula é válida para todas as áreas, para qualquer profissão?
Ricardo: Entendo que o indivíduo que consegue se desenvolver em todas essas frentes, as quais são responsáveis por levar a pessoa ao desenvolvimento de uma série de habilidades que são necessárias, estará, com certeza, preparado para atuar em qualquer segmento do mercado de trabalho.
<>Hoje, qual o perfil ideal do trabalhador?
Ricardo: Acho difícil falarmos em perfil ideal, porque essa questão está relacionada ao trabalho que o indivíduo vai desenvolver. Cada função, na verdade, faz com que as empresas procurem um indivíduo com determinado perfil. O grande desafio das empresas é encontrar as pessoas certas para a função correta.
<>De que forma se adquire as competências profissionais?
Ricardo: Em primeiro lugar, a pessoa tem que estudar. Conhecimento você adquire, porque ele está acessível. Também se adquire através da sua capacidade, inteligência, vontade, tendo disposição para buscar esse conhecimento. As empresas querem que os profissionais sejam capazes de tornar esse conhecimento em realizações. Existem habilidades que podem ser buscadas, desenvolvidas, conhecidas profundamente, para depois serem aplicadas. O conhecimento de valor é aquele que é aplicado e que gera um resultado em benefício de um negócio, trabalho ou atividade.
<>O segredo, então, é estudar e estudar?
Ricardo: O segredo é estudar de forma perseverante, com muita vontade e aproveitando todas as oportunidades que se tiver para conhecer novas coisas. Na verdade, é preciso ser insaciável em relação ao saber, buscar não só conhecer profundamente aquilo que se faz, mas também ser um indivíduo que desenvolva ou que tenha uma cultura bastante eclética, alguém que seja capaz de falar, pelo menos, mais uma língua além da pátria. Hoje, as empresas são globalizadas e se relacionam com o mundo. As pessoas que buscarem isso e se empenharem, certamente se transformarão em profissionais que vão crescer no mercado de trabalho.
Lucien Luiz