Assessoria de Imprensa – 18/06/2007
Resultado é referente ao Enade 2006, que avaliou outros 102 cursos em todo o País
Os alunos de turismo da Faculdade de Agudos (FAAG) têm motivos de sobra para comemorar. O curso garantiu o primeiro lugar do Estado de São Paulo no conceito qualidade do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O resultado foi obtido entre 103 cursos avaliados no Estado, em novembro do ano passado, e só foi divulgado neste mês.
Os universitários da FAAG tiveram 61% de acertos na média geral, um desempenho 12% superior ao alcançado pelo segundo curso melhor classificado, da cidade de Americana. Ficou à frente ainda de instituição renomadas, inclusive de Bauru e da Capital.
Para a coordenadora de turismo da faculdade, Maria Daniela Trugilho, o resultado do Enade é reflexo, principalmente, do alto nível de competência do corpo docente, assim como do comprometimento dos alunos. “A responsabilidade dos professores e o interesse dos estudantes contaram muito.”, avalia.
Hoje, todos os professores de turismo da FAAG têm bacharelado na área. A maioria está se especializando, seja através de pós-graduação ou mestrado. É mais um diferencial que pode ter contribuído com o sucesso no Enade.
Na opinião do professor Ricardo Brighenti Antonio, que leciona a disciplina de agência de viagens aos alunos do curso, a classificação conquistada no exame nacional reflete o comprometimento da instituição com a qualidade do serviço que oferece. “Demonstra que a faculdade investe bastante no conhecimento dos alunos e leva a sério o plano pedagógico”, completa.
Para quem enfrentou a prova, o resultado alivia a tensão da expectativa e confirma o potencial pedagógico da faculdade. “Valoriza o estudante e representa o investimento na qualidade do curso de turismo. Ganhamos em formação, em respeito no mercado”, considera o aluno Cléber Augusto Padial da Silva.
Na avaliação da coordenadora Daniela, o curso evoluirá ainda mais dentro dos próximos semestres, quando os universitários começarão a desenvolver os projetos de conclusão do curso em empresas e prefeituras de Agudos e região.
Estrutura
Os 900 alunos que hoje estudam na FAAG têm a disposição uma estrutura equivalente a de universidades consolidadas no Estado de São Paulo. São dois laboratórios de informática com cerca de 80 computadores, todos conectados à Internet. A biblioteca reúne um acervo de 4.673 obras, além de três terminais de consulta e mobília adequada para pesquisa, leitura e desenvolvimento de projetos. Os 2.200 metros quadrados de área construída contemplam espaço para 13 salas de aula, sendo a maior com capacidade para 120 estudantes.
Mais de 20% dos 35 professores que formam o corpo-docente da instituição têm mestrado e doutorado, conforme exige o MEC. Além do curso de turismo, a FAAG oferece graduação em administração e pedagogia. Na área de pós-graduação, possui na grade os cursos de educação especial, ensino do direito e direito tributário bancário. Para completar extensão em telemarketing e intérprete de línguas. A FAAG iniciou suas atividades em Agudos em 2001.
Lucien Luiz