Home Notícias Um terror chamado TCC
Desde crianças somos orientadas a estudar, passar no vestibular e entrar numa universidade. No decorrer do caminho cada um escolhe uma área para seguir, essa escolha se baseia em admiração pela profissao, orientação dos pais, vocação pessoal, entre outros motivos. Não importa qual seja a escolha e o motivo que levou a pessoa a escolher o curso, chegará um momento que todos irão ficar apreensivos: a hora de apresentar o TCC.
Durante a graduação, pensava muito a respeito do momento em que iria elaborar o TCC, e a apartir desse pensamento me lembrava que muitos diziam que seria um momento dificil, onde iria perder muitas noites de sono, a vida social sumiria, e todo o esforço de vida seria em função do TCC.
Chegado a hora de elaborar o TCC, percebi que muitas das coisas que ouviam falar eram apenas mitos. O motivo pelo qual parece ser tão terrivel, é a falta de planejamento, procrastinação, e em alguns casos falta de interesse por parte dos próprios alunos.
Pensando em toda essa dificuldade que era avisada desde o início do curso, trabalhei no sentido de planejar passo a passo as etapas do TCC, afim de não ter maiores surpresas, no entanto ouve sim momentos em que me deparava em um beco sem saída, pois o TCC para a maioria das pessoas, é o primeiro grande projeto com essa grandeza e importância, mas se o aluno tiver calma, planejar com antecedência quais livros pesquisar, artigos, resenhas, o trabalho fica mais fácil.
Dificuldade todo TCC apresenta, porém se o aluno deixar os prazos passarem, a situação ficará bem mais complexa. O entrosamento com o professor orientador, tambem é um fator importante para o desenvolvimento de um trabalho de qualidade. Um aluno pro-ativo e interessado ajuda muito o trabalho com o seu orientador, e assim o processo flui com o menos traumas. O relacionamento aluno/orientador é bastante intenso e geralmente tem duração de um ano, e não faz sentindo escolher para orientador um professor no qual não tenha afinidade, tal escolha so causará desgastes, pois essa etapa gera muito estress, e se o aluno não tem uma certa amizade com seu orientador, certamente o stress triplíca.
Mas como tudo na vida, essa etapa de elaboração do TCC é muito importante, pois é o momento que o aluno ira utilizar toda a expertise adquirida durante sua graduação e colocar nessa pesquisa. Nesse sentido a dica é a seguinte: aproveite bem, e procure adquirir o máximo de conhecimento durante a graduação, pois no fim poderar fazer falta, e o aluno podera ser mais um a enfrentar os fantasmas aterrorizantes da fase do TCC.
Texto: Uelerson Oliveira
Fonte: Administradores.com