3° Congresso Internacional Multidisciplinar

8 maio 2019 | Eventos Realizados

3° Congresso Internacional Multidisciplinar
Tema: 
Educação 4.0
Local: FAAG – Faculdade de Agudos
Data: 08 a 10 de Maio de 2019

Programação

– 08/05 – Palestras

Mercado de Trabalho 4.0
Palestrante: Pâmela Dinato P. e Silva
Psicóloga por formação, possui MBA em Gestão Estratégica de Pessoas e atua há quase treze anos na área de R&S. Atualmente coordena uma equipe de colaboradores de uma rede de supermercados, com foco na área de recrutamento e seleção.

Aprendizagem com serviços voluntários
Palestrante: Lucas Coelho
Graduado em Direito, Especialista em Direito e Processo do Trabalho com formação para o magistério superior.
Atualmente trabalha como consultor e advogado sócio proprietário da Coelho & De Osti Sociedade de Advogados. Tem experiência nas áreas de Direito, com ênfase em Direito Empresarial, Comercial, Falimentar, Trabalhista e Internacional.

A importância do network nos tempos Indústria 4.0
Palestrante: Equipe – MEEPE Networking e Business
MEEPE é uma organização de empreendedores focada em proporcionar o networking para empresários de Bauru e Região.

Palestras – Impressão Certificado

 

– 09/05 – Workshops

Simulações logísticas em realidade virtual
Palestrante: José Rafael Pilan
Objetivo: Interagir com técnicas aplicada para a gestão da produção, a partir do uso da realidade 3D.

Uso e funções da calculadora científica
Palestrante: João Victor Rojas Luiz
Objetivo: Esta oficina tem o objetivo de apresentar as principais funções aritméticas e estatísticas e projetos na área de Engenharia. O conteúdo será baseado na série da calculadora Casio fx-disponíveis em uma calculadora científica. Serão apresentados exemplos ilustrativos de aplicações matemáticas com apoio da calculadora, com usos potenciais na pesquisa acadêmica 82MS, mas usuários de outras calculadoras também aproveitarão o conteúdo. O foco é o reconhecimento da calculadora científica como instrumento facilitador da rotina de trabalho.

Como o mapa mental auxilia na educação 4.0
Palestrante: Gabriela Herrera
Objetivo: Proporcionar ao alunos, um novo olhar para aprendizagem. Fazendo com que entendam sua importância, adequando assim, mecanismos de melhor desenvolvimento inpidual e em equipe.

O ensino da história e da cultura africana e afro-brasileira na perspectiva da interdisciplinaridade entre ciências humanas, linguagem e códigos e suas tecnologias na educação básica
Palestrante: Sebastiana de Fátima Gomes
OBJETIVOS: Proporcionar a compreensão sobre a História e a Geografia da diáspora africana e a criação do racismo. Compreender o papel da interdisciplinaridade no currículo do Ensino Básico. Oportunizar estratégias de ensino e aprendizagem da História e da cultura africana na escola utilizando o corpo de forma didática. Conhecer obras de arte e artistas africanos e afro-brasileiros sobre a temática africana. Proporcionar a vivencia prática da temática abordada. Orientar professores  a organizar projetos interdisciplinares para o planejamento. Instrumentalizar as docentes para o domínio das metodologias e conteúdos do ensino de Educação Física, Artes, Língua Portuguesa, História e Geografia para aplicação em situações concretas da vida e no exercício da ação docente.

Fanzines do simples ao composto: a trajetória das impressões zineiras do underground à universidade
Palestrante: Renato Lauris Jr. e Lázaro Miguel Jr.
Objetivo: Apresentar o conceito de Fanzine enquanto uma mídia versátil, livre, em inúmeros formatos, propostas, e conceitos artísticos, políticos e jornalísticos. Em constante adaptação ao mundo moderno e suas ferramentas tecnológicas. Zine-se!

Projetos em 3d
Palestrante: Guilherme Manrique
Objetivo: Apresentar software para projeto e 3 de Arquitetura e Design.

E-SOCIAL
Palestrante: Sara Saadeh
Objetivo: Transferir informações sobre o uso do E-Social, como benefício para empresa e trabalhador, maiores dificuldades e sua importância.

Tecnologia e informática na educação básica e especial
Palestrante: Ronaldo Garcia Almeida
Objetivo: Conceito e Evolução da Tecnologia; As crianças no mundo tecnologizado; Nativos e Imigrantes Digitais; Tecnologia Educacional; Professor frente às Tecnologias; Tecnologia na Educação Inclusiva, Projetos e Softwares Educacionais.

Dialogando com e sobre a base nacional comum curricular – BNCC
PALESTRANTES: Dimas Alberto Ferreira (Diretor Sistema Etapa), Profª. Drª. Eliane Moraes de Jesus Mani e Prof.ª Drª.  Eveline Ignácio Marques da Silva
Objetivo: BNCC – A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996), a Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, em todo o Brasil.  A Base nos aponta que os currículos devem reunir saberes (conhecimentos e habilidades, atitudes e emoções, valores e cultura) e competências (mobilização dos saberes para resolução de problemas da vida).   (Fonte: MEC)

Escaperoom na Prática: como analisar e fortalecer seu time com uma ferramenta inteligente e pertida
PALESTRANTE – André de Oliveira Ruz
Objetivo: Promover uma escape room em 20 minutos para que os participantes (em grupos de no máximo 5 por vez) entendam na prática como ele funciona e como é possível utilizá-lo em empresas.
Escape room, ou escape game, traduzindo: sala ou jogo de fuga, é um jogo presencial onde um grupo tenta investigar uma sala real em busca da solução, podendo ser escapar da sala, encontrar um “tesouro”, etc.
A comunicação e curiosidade são fundamentais, seguida por organização, trabalho em equipe e raciocínio. Promover uma escape room em 20 minutos para que os participantes (em grupos de no máximo 5 por vez) entendam na prática como ele funciona e como é possível utilizá-lo em empresas.
Escape room, ou escape game, traduzindo: sala ou jogo de fuga, é um jogo presencial onde um grupo tenta investigar uma sala real em busca da solução, podendo ser escapar da sala, encontrar um “tesouro”, etc.
A comunicação e curiosidade são fundamentais, seguida por organização, trabalho em equipe e raciocínio.

Workshop – Impressão Certificado

 

– 10/05 – Trabalhos acadêmicos (banner e apresentação oral)

Ouvintes – Impressão Certificado

Monitoria – Impressão Certificado

Organização – Impressão Certificado



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2 Comentários

  1. Angélica Ruiz

    Gostaria de ter acesso aos anais do evento e saber sobre o livro e quais artigos foram selecionados. Muito obrigada

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