METAVERSO E REALIDADE EXPANDIDA:
A FUSÃO ENTRE MUNDO FÍSICO E DIGITAL
XIV SIC – SEMANA INTEGRADA DE CURSOS
É com grande entusiasmo que anunciamos a realização do 9º Congresso Internacional Multidisciplinar, que ocorrerá entre os dias 2 e 4 de junho de 2025. Este evento reunirá especialistas, acadêmicos, profissionais e entusiastas de diversas áreas do conhecimento para discutir e explorar o tema central: Metaverso e Realidade Expandida: A Fusão entre Mundo Físico e Digital.
Nos últimos anos, o conceito de metaverso e as tecnologias de realidade expandida têm ganhado destaque, transformando a forma como interagimos, trabalhamos e nos relacionamos. Este congresso se propõe a ser um espaço de diálogo e reflexão sobre as implicações sociais, culturais, econômicas e tecnológicas dessa fusão entre os mundos físico e digital. Serão abordados tópicos como a influência do metaverso nas dinâmicas sociais, os desafios éticos e legais das realidades imersivas, e as inovações que estão moldando o nosso futuro.
O 9º Congresso Internacional Multidisciplinar propõe-se a ser uma plataforma para a troca de ideias sobre o metaverso e a realidade expandida. Com um formato que inclui palestras, mesas-redondas, workshops e apresentações de trabalhos acadêmicos, o evento visa promover uma rica interação entre os participantes.
Entre os temas que serão explorados, destacam-se:
- Tecnologia e Inovação: Discussões sobre as últimas inovações em realidade aumentada, realidade virtual e a infraestrutura necessária para sustentar o metaverso, incluindo avanços em hardware e software.
- Impacto Social e Cultural: Análise de como o metaverso está redefinindo as interações sociais, a cultura e a identidade, incluindo questões de inclusão e acessibilidade.
- Aspectos Econômicos: Exploração das novas oportunidades de negócios e modelos econômicos que emergem no metaverso, incluindo o comércio virtual e os mercados de NFT (tokens não fungíveis).
- Ética e Legislação: Reflexões sobre os desafios éticos e legais que surgem com a expansão do metaverso, como privacidade, propriedade digital e regulamentação.
- Educação e Aprendizado: Investigação sobre como as tecnologias imersivas podem transformar a educação e o aprendizado, promovendo experiências mais envolventes e interativas.
Além das sessões programadas, o congresso oferecerá oportunidades para networking, permitindo que os participantes troquem experiências e colaborem em projetos futuros. Também será um espaço para a apresentação de pesquisas inovadoras e estudos de caso, incentivando a participação de estudantes e jovens pesquisadores.
A chamada para submissão de trabalhos estará aberta a partir do dia 14 de Abril – confira programação – e convidamos todos os interessados a contribuírem com suas pesquisas e insights. O 9º Congresso Internacional Multidisciplinar não apenas visa discutir o presente, mas também moldar o futuro das interações entre o mundo físico e digital. Junte-se a nós para explorar as fronteiras do que é possível!
Convidamos todos os interessados a se juntarem a nós nesta jornada de conhecimento e descoberta, contribuindo para um debate enriquecedor que visa não apenas entender as tendências atuais, mas também antecipar as transformações que estão por vir.
OBJETIVO
Ser um espaço qualificado para a difusão, trocas e debates de investigação multidisciplinar, em âmbitos nacional e internacional, envolvendo pós-graduação, iniciação científica, egressos, profissionais, empresas e instituições.
ÁREAS
- Administração
- Arquitetura e Urbanismo
- Biomedicina
- Ciências Contábeis
- Desempenho Humano
- Design
- Educação
- Engenharias
- Ergonomia e Segurança do Trabalho
- Gestão
- Recursos Humanos
- Sistema de informação
- Saúde
- Estética
- Educação Física
- Enfermagem
SUBÁREAS
Tecnologia e Inovação
- Arquiteturas e Infraestruturas para o Metaverso: Desafios e Oportunidades
- Realidade Aumentada vs. Realidade Virtual: Convergência Tecnológica
- Inteligência Artificial no Metaverso: Avatares, Interação e Automatização
- 5G, IoT e Computação Espacial: A Base Tecnológica da Realidade Expandida
- Cibersegurança e Privacidade em Ambientes Imersivos
Arte, Design e Experiência do Usuário
- Design de Experiências Imersivas: Criatividade no Espaço Digital
- Avatares e Identidade Digital: Estética, Representatividade e Autenticidade
- A Estética do Metaverso: Entre o Real e o Fantástico
- UX/UI em Mundos Virtuais: Novos Paradigmas de Interação
Educação e Conhecimento
- Educação Imersiva: Potencialidades da Realidade Expandida no Ensino
- Ambientes Virtuais de Aprendizagem: O Futuro da Sala de Aula
- Laboratórios Virtuais e Simulações: Ensino Prático no Metaverso
Sociedade, Ética e Legislação
- Ética e Direitos no Metaverso: O que é Legal, Moral e Possível?
- Inclusão e Acessibilidade em Ambientes Imersivos
- Impactos Psicológicos e Sociais da Realidade Expandida
- Regulação e Governança dos Espaços Virtuais
Ciência, Saúde e Bem-Estar
-
- Aplicações da Realidade Virtual na Medicina e na Psicologia
- Reabilitação e Terapias Imersivas
- Saúde Mental no Metaverso: Conexão ou Alienação?
PÚBLICO ALVO
Profissionais e alunos de graduação e pós-graduação que desenvolvem pesquisas e/ou atuam nas áreas temáticas do evento.
ALCANCE
Em sua 14° edição, a Semana Integrada de Cursos reúne todo o corpo discente da FAAG e convidados externos, totalizando um público médio de 500 pessoas por noite.
O CIM em suas sete edições anteriores teve mais de 1.300 trabalhos submetidos e apresentados, totalizando um público de aproximadamente 4.000 pessoas, que além da comunidade acadêmica da FAAG, pertenciam, entre outras importantes instituições nacionais à UNESP, UNICAMP, USP, etc., e internacionais como da Universidade Fernando Pessoa – Porto/Portugal e Florida Christian University – Florida/USA, além da sociedade civil.
- O evento será realizado nos dias 02, 03 e 04 de junho de 2025.
PROGRAMAÇÃO:
14 de Abril de 2025 |
Início da Submissão de Trabalhos Acadêmicos |
14 de Abril de 2025 |
Início das Inscrições |
25 de Maio de 2025 |
Término da submissão de Trabalhos Acadêmicos |
30 de Maio de 2025 |
Divulgação do resultado das avaliações |
02 à 04 de Junho de 2025 |
9° CIM – CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR : XIV SIC – SEMANA INTEGRADA DE CURSOS |
30 de Junho de 2025 |
Data prevista para liberação dos Certificados (On-Line) |
30 de Novembro de 2025 |
Data prevista para liberação dos ANAIS (On-Line) |
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Os Trabalhos poderão ser submetidos em TRÊS tipos de categorias:
- Artigo TCC – FAAG.
- Artigo Científico Completo.
- Resumo Expandido.
1. Artigo TCC – FAAG
O envio deverá ser feito pelo aluno, seguindo as regras de submissão descritas neste documento, exclusivamente pelo link https://doity.com.br/9-congresso-internacional-multidisciplinar-submissao considerando o período de inscrições definido na página do 9° CIM;
-
- O trabalho deverá seguir as regras de TCC da FAAG modalidade artigo, lembrando que: Para Alunos de Graduação os trabalhos poderão ser individuais ou em dupla.
- O trabalho deverá ter entre 15 e 20 páginas;
- A apresentação do trabalho e a publicação nos Anais do CIM estão condicionadas à aprovação do seu conteúdo por pelo menos dois integrantes da Comissão Científica e pagamento da taxa de inscrição no 9° CIM;
- Os trabalhos serão avaliados segundo os seguintes critérios:
- Qualidade técnico-científica do trabalho: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico, citação de referências fundamentais para o tema;
- Relevância do tema;
- Originalidade: caráter inédito e inovador do trabalho;
- Apresentação: clareza do texto, ortografia, formatação do texto, figuras e tabelas, adequação às especificações;
- Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.
- A nota final do TCC obedecerá às definições contidas no Manual do aluno, sendo que a nota da banca corresponderá a média das notas atribuídas pelos avaliadores e pelo orientador;
- Somente será considerado válido o TCC que for submetido, aprovado e apresentado oralmente no dia do evento;
- Assim que finalizado o evento o aluno será comunicado da nota que obteve, que resultará da média das notas atribuídas pelos avaliadores e pelo orientador, e terá duas alternativas:
- Considerar a nota atribuída como nota final do TCC;
- Solicitar agendamento de banca para nova apresentação oral e reavaliação do trabalho.
- A primeira submissão deverá ser feita sem fazer referência a qualquer dado dos autores. Caso seja aprovado será solicitado um novo envio da versão final que deverá constar os dados dos autores (nomes, instituição, etc.);
- O pagamento da inscrição deverá ser feito POR TRABALHO, podendo esta ser feita depois de recebida a aprovação do mesmo para participação no evento.
2. Artigo Científico Completo
Toda submissão deverá ser feita pela sistema de conferências da FAAG – https://doity.com.br/9-congresso-internacional-multidisciplinar-submissao exclusivamente, conforme o período de inscrições. Lembra-se que cada artigo deverá ser submetido uma única vez, mesmo que tenha mais de um autor.
- Serão aceitos artigos científicos de acordo com as áreas temáticas do Encontro;
- O (s) autores (es) deverão indicar a área temática conforme o assunto do trabalho;
- Cada trabalho poderá ter, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo 1 (um) autor principal e 04 (quatro) coautores;
- Limita-se até 3 trabalhos por autor principal;
- A primeira submissão deverá ser feita sem fazer referência a qualquer dado dos autores. Caso seja aprovado será solicitado um novo envio da versão final que deverá constar os dados dos autores (nomes, instituição, etc.);
- O pagamento da inscrição deverá ser feito POR TRABALHO, podendo esta ser feita depois de recebida a aprovação do mesmo para participação no evento;
- Os trabalhos podem ser resultantes de: relatos de experiência ou pesquisas em andamento ou concluídas;
- Os artigos podem ser apresentados no formato de comunicação oral ou painel (banner).
3. Resumo Expandido
Toda submissão deverá ser feita pela sistema de conferências da FAAG – https://doity.com.br/9-congresso-internacional-multidisciplinar-submissao
Exclusivamente, conforme o período de inscrições. Lembra-se que cada trabalho deverá ser submetido uma única vez, mesmo que tenha mais de um autor;
- Serão aceitos resumos expandidos de acordo com as áreas temáticas do Encontro;
- O (s) autores (es) deverão indicar a área temática conforme o assunto do trabalho;
- Cada trabalho poderá ter, no máximo, 02 (dois) autores, sendo 1 (um) autor principal e 01 (um) coautor;
- Limita-se até 3 trabalhos por autor principal;
- Os trabalhos podem ser resultantes de relatos de experiência ou pesquisas em andamento;
- Os resumos expandidos podem ser apresentados no formato de comunicação oral ou painel (banner);
- A primeira submissão deverá ser feita sem fazer referência a qualquer dado dos autores. Caso seja aprovado será solicitado um novo envio da versão final que deverá constar os dados dos autores (nomes, instituição, etc.);
- O pagamento da inscrição deverá ser feito POR TRABALHO, podendo esta ser feita depois de recebida a aprovação do mesmo para participação no evento.
CRITÉRIOS DE SELEÇÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS
Os trabalhos acadêmicos serão submetidos à avaliação da Comissão Avaliadora que analisará o trabalho de acordo com os seguintes critérios: relevância do tema, clareza na exposição do problema, dos objetivos e da metodologia, qualidade na redação, na ordenação das ideias, atendimento às normas e ineditismo do artigo.
A avaliação dos trabalhos acadêmicos será realizada por pares, pelo método Double Blind Review, no qual o artigo é avaliado por dois pareceristas da área que não tem acesso aos nomes dos autores.
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO
Comunicação Oral
- As Sessões de Comunicações Orais terão início às 19h30 no dia 04 de junho de 2025, nas dependências da Faculdade de Agudos – FAAG.
- A ordem de apresentação será divulgada previamente com o intuito de melhor planejamento das atividades.
- Antes da comunicação, cada participante deverá se apresentar ao coordenador da sala e assinar a lista de presenças.
- A comunicação pode ser feita apenas por um dos autores do trabalho inscrito, aprovado e mediante o pagamento de inscrição.
- Cada participante da sessão terá até 15 minutos ininterruptos para apresentar sua comunicação. Após a apresentação, será aberto para perguntas e comentários do público presente, reservado o tempo de 5 minutos.
- Estarão disponíveis em cada sala um notebook e um projetor multimídia.
- Os autores receberão certificados de participação e seus artigos serão publicados no Anais do 5° Congresso Internacional Multidisciplinar da Faculdade de Agudos, disponibilizado em formato digital no site do evento.
Apresentação De Painel
- As apresentações serão feitas em sessão de painel no dia 04 de junho de 2025, às 19h na FAAG.
- É obrigatório a participação e permanência de pelo menos 1 (um) dos autores durante a exposição pelo tempo de 1h30m para responder às questões do público e da comissão avaliadora da área temática.
- O painel deverá ser disponibilizado no local indicado 1 hora antes do início do evento e retirado somente após as 21h00.
- É responsabilidade do autor do trabalho a colocação e retirado do painel.
- O painel deve ter linguagem acadêmica, ser autoexplicativo, conforme modelo apresentado pelo evento, podendo conter ilustrações, tabelas e gráficos.
- O painel deverá ter o tamanho de 0,90m x 1,20m, conforme modelo (template) disponível do site do evento, e ser identificado com o título do trabalho em Maiúscula e demais minúsculas, fonte Arial, tamanho 60), área temática (letra maiúscula, fonte Arial, tamanho 45) e os nomes dos autores e o nome da instituição de origem (letra inicial maiúscula e demais minúsculas, fonte Arial, tamanho 40). Para os títulos introdução, metodologia ou materiais e métodos, desenvolvimento, conclusões ou considerações finais e referências sugere-se letra maiúscula, fonte Arial, tamanho 40.
- Será disponibilizada condições materiais para a exposição do painel.
- Os autores receberão certificados de participação e seus artigos serão publicados no Anais do 9° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR da Faculdade de Agudos, disponibilizado em formato digital no site do evento.
OBS: Sugere-se que a confecção do painel seja feita somente após o recebimento de aprovação do trabalho através do site do evento. É obrigatório que o painel seja confeccionado segundo o padrão estabelecido para o Encontro.
VALORES
Para que o trabalho seja efetivamente inscrito no 9° CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR, é necessário o pagamento de Taxa de Submissão para cada Trabalho submetido.
- Profissional: R$ 160,00 por trabalho
- Professor / Pós-Graduando (Strictu Sensu e Latu Sensu) / Graduando: R$ 100,00 por trabalho (solicitar cupom de desconto)
- Alunos e Professores da FAAG (Graduação e Pós-Graduação): R$ 70,00 por trabalho (solicitar cupom de desconto)
TRABALHOS APROVADOS
Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Anais do 9º CONGRESSO INTERNACIONAL MULTIDISCIPLINAR da Faculdade de Agudos.
ORIENTAÇÕES SISTEMA DE SUBMISSÃO
Acesse o sistema de submissão pelo seguinte link do 9° CIM:
https://doity.com.br/9-congresso-internacional-multidisciplinar-submissao
INFORMAÇÕES GERAIS
Em caso de dúvidas enviar e-mail para a Comissão Organizadora [email protected]
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Eliane Morais de Jesus Mani
Profa. Dra. Marcia Regina Vazzoler
Profa. Dra. Tatiane Fernanda Sylvestre
Prof. Me Vinicius Iuri de Menezes
COORDENAÇÃO GERAL/ORGANIZAÇÃO
Prof. Dra. Marcia Regina Vazzoler
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Eliane Morais de Jesus Mani
Profa. Me. Maria Aline Lemos Silva Thobias
Profa. Dra. Marta Regina Garcia Cafeo
Profa. Dra. Tatiane Fernanda Sylvestre
Prof. Rafael Cesar
Profa. Esp. Renata Biem Henrique
Prof. Me Vinicius Iuri de Menezes
COMITÊ CIENTÍFICO
Profa. Camila da Silva Costa
Profa. Dra. Clarissa Bueno
Profa. Dra. Eliane Morais de Jesus Mani
Prof. Esp. Emerson Mello dos Santos
Profa. Dra. Fernanda de Castro Monti Rabelo
Prof. Esp. Guilherme Vazzoler Rigolin
Prof. Me. Luiz Alberto Frederico de Oliveira
Profa. Dra. Marcia Regina Vazzoler
Profa. Me. Maria Aline Lemos Silva Thobias
Profa. Dra. Mariana Liessa Rovis Sanches
Profa. Dra. Marta Regina Garcia Cafeo
Profa. Esp. Nubia Heloisa Dorce Maria
Prof. Paulo Iran de Souza
Prof. Esp. Rafael Cesar
Profa. Esp. Renata Biem Henrique
Profa. Dra. Sonia Marchezi Hadachi
Profa. Dra. Tatiane Fernanda Sylvestre
Prof. Esp. Vinicius da Silva Canaes
Prof. Me. Vinicius Iuri de Menezes