Jornal da Cidade – 16/09/2007 – Rita de Cassia Cornélio
Cerca de 90% das microempresas pesquisadas nasceram em Agudos e 33% delas estão estabelecidas há mais de 10 anos; 30% de seis a 10 anos e 37%, de um a cinco anos.
“Uma característica da micro e pequena empresa está relacionada ao foco do seu dirigente. A grande maioria foca seus esforços na realização de suas atividades fins, deixando seus controles para depois. Esse “depois eu cuido disso” se torna uma armadilha, pois a cada dia as tarefas se acumulam, geralmente suas atividades fins ocupam grande parte do seu tempo, dificultando a análise de suas movimentações e atualização de seus controles”, diz o professor Zenildo de Abreu.
Para ele, os fatores críticos de sucesso estão relacionados à gestão financeira. Os dados não se distanciaram dos dados de órgão que acompanham as micros e pequenos.
No relatório do GEM 2006, 22,8% do encerramento das atividades dos empreendedores estão relacionados a razões financeiras. Dados do Sebrae apontam que 24,1% estão relacionado a formação e manutenção do capital de giro.
As empresas da família Sandri nasceram em 79 na cidade de Agudos. Para se manterem no mercado, fazem a ‘lição de casa’. Têm fluxo de caixa, preços competitivos, novidades, prestação de serviços e investem no atendimento personalizado. O segredo fica por conta de uma carteira de clientes que compra na ‘ficha’.
Claúdia Sandri explica que a empresa familiar investe em treinamento dos funcionários e na busca das novidades do mercado.
“Eu acho que há empresário acomodado. Uma coisa é você estar com as portas abertas e o cliente entrar para comprar um saco de cimento. Na minha opinião, você não vendeu nada. Venda é quando o cliente entra para comprar um saco de cimento e leva além do cimento uma torneira, uma tinta. Para isso precisa treinamento, desempenho, pessoal capacitado, motivado.”
O futuro das empresas, segundo ela, requer investimentos. “Temos planejamentos futuros, metas a serem cumpridas. Muitas empresas captam dinheiro em banco e compram a prazo dos fornecedores e vendem à vista através de financeiras. Não têm fluxo de caixa. Qualquer problema no meio do caminho, elas quebram.”
<>Vivendo dois momentos
Para Sandri, o antigo e o moderno se mantém. “Temos uma carteira de clientes antiga, eles compram na ficha, mas temos todas as opções mais modernas. “Vendemos na nota promissória, carnê, cartão, através de banco, financeira e crédito próprio.” Outro item essencial para se manter no mercado, de acordo com Cláudia Sandri é acompanhar a evolução do mercado. “Nós vamos em busca dos lançamentos. Participamos de feiras e eventos temos que oferecer as novidades. Visitamos as obras e fazemos sugestões.”
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Empresas & Faculdades
A amostra indicou que 92% dos empresários agudenses ainda não conhecem o que a Faag pode oferecer. A Empresa Jr FAAG tem seu escritório nas dependências da faculdade, onde as pessoas que já possuem seu empreendimento ou que esta idealizando seu próprio negócio, pode fazer contato.
De acordo com o professor Zenildo de Abreu, os alunos estão prontos para oferecer consultorias às micro e pequenas empresas. “Esta é uma oportunidade para ambas as partes. Os alunos, de iniciar suas atividades profissionais por meio de consultorias e para os empreendedores de contar com o apoio técnico.
<>“É preciso checar suas habilidades técnicas, pessoais e gerenciais. Depois deste exercício é muito importante traçar seus objetivos, ou melhor, fazer o que muitos não fazem ou não tem paciência de fazer, devido à pressa de ver seu projeto em atividade, é desenvolver seu plano de negócios”, ensina Abreu.