Home Notícias Administrador Jr realiza sua I Mostra

Assessoria de Imprensa – 17/12/2007

A primeira mostra do projeto ‘Administrador Júnior’, da FAAG, foi um sucesso, tendo cumprido seu principal objetivo: mostrar aos pais, comunidade e empresários os trabalhos que foram realizados pelos alunos em seis meses de curso.

Na terça-feira, 11 de dezembro, uma cerimônia festiva foi realizada para marcar a 1ª Mostra do Administrador Júnior, que abrangeu 154 adolescentes de 14 a 17 anos, todos de Agudos.

O evento contou com apresentações de dança, discurso dos profissionais envolvidos no projeto, depoimentos de pais e alunos e, ao final, os convidados foram brindados com um coquetel.

O tenente da Polícia Militar (PM) em Agudos, Juliano Francisco Antônio Xavier, destacou a importância da iniciativa por oferecer qualificação profissional aos jovens e diminuir as chances deles ingressarem no mundo do crime.

<>"O encaminhamento profissional desses jovens é muito importante como forma de minimizar o impacto social que a falta de qualificação provoca, gerando violência", acrescentou. Ainda de acordo com ele, a PM, em conjunto com a Legião Mirim e o Rotary Club de Agudos, não medirá esforços para colaborar com o programa. "Estamos dispostos a dar a maior estrutura possível para que esses adolescentes que estão em situação de risco social consigam se desenvolver e alcançar uma igualdade de condições na disputa de emprego no mercado de trabalho", finaliza.

A diretora da FAAG, Lúcia Helena Aravechia de Oliveira, chamou a atenção para a responsabilidade social que a faculdade encabeçou desenvolvendo o projeto. "Para nós é muito gratificante porque observamos o resultado do trabalho que a FAAG tem desenvolvido. Há uma preocupação em prepará-los para o primeiro emprego, a fim de que tenham uma formação que os coloquem em condições de competir no mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente", pontuou.

Nelson Paschoalotto, sócio-mantenedor da FAAG, não deixou de ressaltar o "Administrador Jr." como um mecanismo de incentivo à educação. "Esse projeto faz com que os adolescentes possam ter uma chance a mais de estudar. E educação tem de ser incentivada hoje e sempre, porque é só através dela que conseguimos alcançar nossos objetivos e anseios.

Ninguém é médico se não passar pela escola, assim como ninguém é astronauta se não estudar. Da mesma forma, ninguém vai trabalhar se também não estudar", enfatiza.

A importância educacional do programa também não deixou de ser ressaltada e elogiada por Regina Valentin, assistente social do Centrinho, em Bauru, que compareceu à cerimônia. "Acredito muito na educação como sendo um importante veículo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Então, essa oportunidade que eles estão tendo, certamente possibilita isso. O projeto da FAAG não está preocupado somente em profissionalizar. Valores são ressaltados, assim como a arte. Tudo isso leva as pessoas a terem mais sensibilidade. A faculdade está conseguindo aliar ganho de conhecimento técnico-teórico ao conhecimento de valores que, muitas vezes, esses jovens não vivenciam em casa. É um verdadeiro resgate da cidadania", opina.

Oportunidade

Para as famílias dos alunos atendidos pelo projeto, surge uma possibilidade de uma vida melhor no futuro. Ionice Pedro da Silva, que é cortadora de cana, mostra a felicidade no rosto por ter visto a filha concluir a participação no "Administrador Jr.". "A oportunidade que eu não tive, minha filha está tendo agora. Estou muito feliz por isso. Espero que ela aprenda cada vez mais, porque sei que tem potencial para isso. Agradeço a FAAG e aos professores por essa oportunidade, de coração mesmo", disse a mãe emocionada. Sua filha é Taís Beatriz Mariano, de 14 anos.

A opinião dos adolescentes que participaram do programa não é diferente do que pensa Ionice. "Foi muito bom, porque desenvolvi muito o meu conhecimento. Sei que posso ter um futuro bom, o qual só depende de mim. Acho que o que eu aprendi nesse projeto será muito útil para que eu consiga um bom trabalho", salientou Alessandra dos Santos Prata, 16 anos.

A companheira de turma, Solange Bruno de Abreu, 16 anos, também ficou satisfeita com a participação no projeto. "Gostei de tudo, mas principalmente da informática, sobre a qual ampliei muito os meus conhecimentos. É uma área muito cobrada no mercado. Graças ao ‘Administrador Jr.’, consegui me preparar."

<>Missão cumprida

Para a grande idealizadora do projeto "Administrador Jr.", a professora Márcia Elaine da Silva Almeida, que é a coordenadora da iniciativa, o programa conseguiu cumprir 50% das metas estabelecidas, graças ao empenho de todos os profissionais envolvidos e ao interesse dos adolescentes que participaram.

"Na minha opinião, esses jovens tiveram um desenvolvimento profissional e pessoal muito grande, e conseguiram mudar todos os valores de vida. Eles são outras pessoas, acreditam neles mesmos, acreditam que mesmo vindo de uma classe de baixa renda podem fazer uma boa faculdade e têm condições de competir de igual para igual com outros jovens no mercado de trabalho. Eles já estão preparados para o primeiro emprego", destaca.

Márcia Elaine diz que sua missão só vai terminar em Junho de 2008, quando o curso acabar e conseguir colocar 80% dos jovens contemplados pelo programa no mercado de trabalho. "Em Janeiro de 2008 já vamos encaminhar currículos para as consultorias de RH e para as empresas que já se mostraram dispostas a receber esses currículos", completa.

A professora informa que uma nova turma será formada a partir de janeiro, quando as inscrições estarão abertas. Além de Agudos, também poderão ser inscritos jovens de Bauru. As aulas começam em fevereiro e só terminarão em dezembro do ano que vem.

<>Como funciona o programa

O projeto "Administrador Júnior", da FAAG, é uma iniciativa que começou em junho deste ano, com o objetivo de preparar jovens para o mercado de trabalho. A proposta contempla apenas adolescentes com idade entre 14 e 17 anos, que ainda não têm experiência profissional.

"A intenção é torná-los aptos ao primeiro emprego, oferecendo noções de informática, língua portuguesa, matemática e abordando assuntos da atualidade", informa a professora Márcia Elaine da Silva Almeida, que coordena o projeto.

Ainda de acordo com ela, os participantes recebem noções sobre recursos humanos (RH), marketing, contabilidade, produção, administração financeira e administração em geral.

Na primeira turma, o projeto atendeu 154 adolescentes, os quais foram indicados pela Legião Mirim de Agudos.

Lucien Luiz