Home Notícias Aluna da FAAG é premiada em evento de Iniciação Científica

Assessoria de Imprensa – 25/05/2008

A qualidade dos cursos de graduação da FAAG, comprovada através das avaliações do Ministério da Educação (MEC), tem refletido também no desempenho dos alunos.

Neste mês, a aluna Tatiani Regina Boscolo, 30 anos, teve seu trabalho classificado em terceiro lugar no 5. Congresso Iteano de Iniciação Científica, realizado dia 13 de maio na Instituição Toledo de Ensino (ITE), em Bauru.

A graduanda, que cursa o quarto ano de Administração na faculdade, apresentou o artigo "Estudo comparativo sobre o nível de satisfação e envolvimento dos moradores de bairros periféricos localizados no Estado de São Paulo".

A pesquisa, segundo ela explica, faz uma comparação entre os sistemas de governo de Agudos e Lins, quanto ao planejamento do orçamento municipal. Enquanto a Prefeitura de Agudos trabalha com o modelo mais tradicional de administração, ou seja, apenas prefeito e vereadores decidem onde aplicar as verbas, em Lins o sistema é executado através do Orçamento Participativo (OP), ou seja, as decisões são tomadas em conjunto com a população.

"Em resumo, o estudo que faço procura apontar as principais diferenças entre esses dois sistemas de governo e, assim, constatar os prós e contras de cada um, levando-se em conta a qualidade de vida da população", acrescenta Tatiani.

O congresso da ITE reuniu alunos de graduação de toda a região de Bauru que estão desenvolvendo trabalhos de iniciação científica. O objetivo é divulgar os resultados dos objetos pesquisados e promover a crítica e o conhecimento das metodologias utilizadas.

"Para mim, o resultado foi uma grande surpresa, já que minha intenção era apenas de participar, com o intuito de conhecer outros trabalhos de pesquisa. Me sinto reconhecida e ainda mais motivada a desenvolver o projeto", comenta Tatiani, que recebeu como prêmio da ITE R$ 100,00 em dinheiro. Ela, que tem bolsa da Fundação de Amparo aos Pesquisadores do Estado de São Paulo (Fapesp), foi orientada pela professora-doutora Márcia Regina Vazzoler. Para o professor Zenildo de Abreu, do curso de Administração da FAAG, o artigo de Tatiani apresentou diferenciais que valorizaram o conteúdo do trabalho no momento da avaliação da banca examinadora.

"Acredito que a originalidade do assunto, somada ao fato de se tratar de um tema de grande interesse público, que pode colaborar e muito com o aperfeiçoamento do Orçamento Participativo, tenha sido a diferença perante os artigos concorrentes", destacou.

O professor ressaltou ainda que os alunos da FAAG sempre são incentivados a participar de eventos como o congresso de iniciação científica da ITE, e a publicarem seus artigos na revista científica Dica, da própria faculdade.

Além da aluna Tatiani e do professor Zenildo, também participaram do evento na ITE, o vice-diretor acadêmico da FAAG, Claudio Augusto Garbi, e os alunos de administração Rui Crescione e Andressa Santos.

Eles também presentaram artigos científicos durante o encontro.

Claudio e Zenildo levara um artigo, escrito em conjunto, com o tema "O real posicionamento do empreendedor da cidade de Agudos".

O aluno Rui abordou em seu trabalho assuntos relacionados ao reposicionamento estratégico das pequenas empresas, enquanto Andressa abordou em seu projeto a motivação no trabalho, cujo conteúdo foi ao encontro do eixo temático central do congresso: qualidade de vida.

Ambos foram orientados pelo professor Zenildo.

Lucien Luiz