Assessoria de Imprensa – 19/05/2008
Os esforços da direção da Faculdade de Agudos (FAGG) em torno do reconhecimento dos três cursos da instituição alcançaram os resultados esperados. Depois de conseguir a aprovação das graduações de Turismo e Administração pelo Ministério da Educação (MEC), no ano passado, a faculdade volta a comemorar uma nova conquista. Desta vez, diretores, professores e alunos brindam o reconhecimento do curso de Pedagogia, aprovado com nota máxima pelos avaliadores do MEC nesta semana.
As três dimensões avaliadas – organização didático-pedagógica, corpo docente e instalações físicas – receberam a maior nota, e com louvor, em todos os requisitos e determinações.
“Esse momento representa o reconhecimento oficial de um trabalho em equipe realizado por todos da instituição, incluindo alunos, professores, funcionários e mantenedores. Trabalho este executado com comprometimento, conhecimento, responsabilidade, envolvimento e acima de tudo, paixão”, destaca Lúcia Helena Aravechia de Oliveira, diretora acadêmica da faculdade.
Para a coordenadora do curso de Pedagogia da instituição, Juliana Araújo, o reconhecimento do curso pode ser atribuído à qualidade do corpo docente – tanto em titulação quanto em comprometimento acadêmico –; à concepção do curso de Pedagogia, que atende às exigências educacionais e sociais atuais; e também ao ambiente de trabalho e aprendizagem, caracterizado por um clima organizacional motivante e instigador.
“Além disso, várias ações têm sido feitas desde que o curso iniciou suas atividades. Mas, em 2007, houve investimentos substanciais na atualização da estrutura curricular, cuja amplitude e diversificação de disciplinas foram elogiadas pelas avaliadoras que indicaram satisfação em encontrar em nossa grade a questão da educação e risco social, com destaque para Libras e novas tecnologias em educação”, acrescenta Araújo.
Compromisso
Outro ponto destacado pela coordenadora é o investimento no envolvimento de alunos com projetos de extensão, pesquisa e atividades acadêmicas, como participações em jornadas e congressos. “Também não podemos deixar de ressaltar os instrumentos de avaliação contínua, que permitem melhorias permanentes no curso como um todo”, completa a professora.
Em comparação com os demais cursos de Pedagogia oferecidos na região de Bauru, o grande diferencial dessa graduação na FAAG é a atenção voltada à educação inclusiva.
“Nosso maior diferencial é, sem dúvida, o investimento na preparação dos alunos para lidar com a questão da inclusão, na educação especial. Somos uma das únicas faculdades do País a apresentar mais de 360 horas de disciplinas voltadas à educação especial, que inclui alunos com deficiência mental, visual e auditiva”, explica Araújo.
Os graduandos da FAAG, antes de concluírem a faculdade, precisam cumprir uma determinada carga horária de estágios para vivenciarem a profissão na prática. Eles estagiam na educação infantil, em instituições de ensino regular e em entidades inclusivas. Parte dessas horas são cumpridas na própria FAAG, através de projetos que atendem mais de 400 crianças e jovens. Atualmente, 11 professores, com títulos de especialização, mestre e doutor, lecionam no curso de Pedagogia da FAAG.
Lucien Luiz