Assessoria de Imprensa – 25/05/2010
O pátio da FAAG ficou lotado de alunos e professores na noite do dia 18 de maio para a palestra do graduando Valdemir Gabriel Vieira, do sétimo termo de Administração. Com o nome “Despertando o brilho nos olhos”, a apresentação focou o sucesso empreendedor do aluno, que conseguiu criar nove empresas desde quando começou a cursar Administração na FAAG. Ele atribui o sucesso à formação acadêmica que está obtendo. “A faculdade abriu meu pensamento”, destaca. Confira os principais trechos da entrevista concedida à assessoria de imprensa da FAAG.
Por que você resolveu fundar nove empresas?
Valdemir: Tudo começou em 2007, no meu primeiro ano de Administração na FAAG. As aulas me ajudaram a pensar de maneira empreendedora, abriram meus pensamentos. Passei a ver oportunidade em tudo. E foi essa postura que me rendeu quatro empresas de reciclagem de cartucho (em Goiânia, Mirassol, Franca e São Carlos), uma especializada em soldas profissionais (em Bauru), uma prestadora de serviços (em Bauru), uma distribuidora, uma na área de automação comercial e uma de consultoria empresarial (em Bauru).
Você e sua família têm tradição na área empresarial?
Valdemir: Não, até meus 30 anos trabalhei na área rural, com a lida no campo. Só conheci o empreendedorismo quando vim estudar na FAAG.
As empresas dão lucro? Você é sozinho neste projeto?
Valdemir: Todas elas se pagam. A expectativa é de obter retorno depois de 2 anos no mercado. Essa empreitada é minha e do meu irmão, que é formado em Comércio Exterior. Trabalhamos juntos. Hoje, entre todas as empresas, empregamos 35 pessoas.
Você pensa em enriquecer?
Valdemir: Não, de jeito nenhum. Quero desenvolver o empreendimento nas pessoas e dividir conhecimento com elas.
O que uma pessoa precisa ter para se tornar empreendedora?
Valdemir: Muito conhecimento administrativo e comercial. Além disso, buscar sabedoria numa faculdade e ler muito sobre a área.
Lucien Luiz